Em entrevista concedida ao PC Gamer, o diretor de Final Fantasy XVI, Naoki Yoshida (mais conhecido como Yoshi-P), pediu educadamente aos fãs que se comportem e não criem ou instalem qualquer tipo de mod inapropriado no port de PC – que está sendo lançado nesta terça (17).
Ao ser questionado sobre quais mods ele gostaria de ver no jogo, Yoshi-P respondeu: “Se eu acabar falando que seria legal ver algo específico, vai soar como um pedido, então vou evitar especificar qualquer coisa aqui! A única coisa que nós definitivamente não queremos é conteúdo ofensivo ou inapropriado, então por favor, não façam ou instalem nada disso”.
Apesar de não ter sido muito claro a respeito do que ele estava se referindo ao falar de “conteúdo inapropriado”, é evidente que Yoshida se refere à nudez dos personagens. Final Fantasy XVI foi o primeiro jogo da franquia a trazer cutscenes com nudez parcial, então isso já é meio caminho andado para os modders fazerem seu trabalho sujo.
A franquia Final Fantasy sempre foi muito bem recebida por mods – inclusive Final Fantasy VII Remake, que possui alguns no mínimo questionáveis. Contudo, Yoshi-P claramente não é um grande fã da prática e até baniu as modificações de Final Fantasy XIV, MMO mais recente da série.
É fato que muitos vão encarar esse pedido como um desafio, então Yoshida certamente ficará desapontado com a comunidade. Final Fantasy XVI está disponível para PS5 e PC.