*Este review foi realizado com uma cópia do game disponibilizada pela 2k.
XCOM 2 Collection lançado para Nintendo Switch é um jogo de estratégia baseado em turnos, mas com excelentes mecânicas e muita personalização. O jogo inclui a versão de XCOM 2 e mais 4 DLCs, dois deles incluem principalmente novas armas e customizações, e algumas novas classes, mas um deles traz uma nova parte da história onde você pode jogar com uma esquadrão de elite alien e o último traz uma missão final do antigo cientista de XCOM com sua filha, para descobrir segredos ainda não revelados em seu ultimo projeto, desbloqueando uma classe unica!
O jogo se passa nos eventos seguintes a XCOM, com os aliens dominando a terra e prometendo levar a humanidade para um novo futuro, mas que por traz de tudo isso existe um plano escondido, com experiências misturando DNA alien e humano eles conseguiram tornar sua raça ainda mais forte, trazendo novos desafios. Você então assume o papel do novo comandante das forças rebeldes, que vivem isoladas em uma espécie de porta-aviões hibrido alienígena, sobrevoando pelo planeta, recrutando novos soldados e executando missões.
A história inicial consegue deixar você a par da situação rapidamente, mesmo para quem não jogou XCOM, e você já fica pronto para o combate, o jogo permite a você configurar algumas opções iniciais, como dificuldade do jogo, DLCs ativos e o modo Ironman, que eu recomendo para jogadores experientes em XCOM ou no gênero, pois nele caso algum de seus personagens morram em combate ele se vai permanentemente, o que torna o jogo muito mais tenso e empolgante, como você tem ao seu dispor um grande numero de soldados, não chega a prejudicar o jogo, mas o torna muito mais difícil, pois você perde os itens, habilidade e level adquirido, fazendo você se importar muito mais.
Outra coisa interessante é você customizar e caracterizar seus personagens, ele permite a você escolher o nome, nacionalidade (incluindo brasileira) e aparência tanto do personagem quanto da arma, o que torna muito mais divertido quando você dá nomes de amigos, ou cria times temáticos, eu particularmente gosto de usar nomes de mafiosos do Chapolin Colorado nos meus, hahaha.
O combate continua muito complexo e cada decisão conta, você durante o seu turno pode mover seu personagem e realizar uma ação, pensar estrategicamente e saber posicionar os soldados é essencial, utilizar bem suas habilidades especificas e ponderar sobre suas forças e fraquezas, manter os snipers no alto, os bruiser próximos e cobertos, saber quando usar Overwatch, a habilidade que deixa seu personagem de prontidão para atacar caso algum inimigo entre em seu campo de visão é vital, fora isso toda a preparação necessária antes do combate, como fabricar itens médicos e granadas, que fazem a diferença entre vida e morte, no campo de batalha, tanto do time como dos adversários.
Uma das partes mais legais do jogo é fora do combate, onde temos toda uma parte de gestão, parecendo um pouco um pequeno simulador, onde você atua como o comandante dos rebeldes, na nave mãe, onde fica todo o seu exército, existe também uma área de engenharia, onde são criados os itens e pesquisado itens novos, o laboratório onde é feito pesquisa com equipamentos e DNA alien, e o Armory, onde é feito a parte de recrutamento, avanço de habilidades e customização dos personagens, com o avanço do jogo é possível liberar novas áreas e se construir/pesquisas novos locais dentro da própria nave, mas para isso é preciso acumular recursos, o qual você ganha com a passagem de tempo, ou as vezes recolher alguns específicos em fazes, como corpos de aliens específicos ou itens recebidos como prêmios pela vitória, além de tudo isso, você ainda precisa vagar pelo planeta atrás de recursos, missões e informações e tem que gerênciar a passagem do tempo, para poder pesquisar tecnologias e recuperar seus soldados. realmente bastante complexo e muito divertido, passo horas do jogo apenas nessa parte.
A jogabilidade funciona muito bem, acho um jogo que merece ser jogado na tela grande, e que não funciona tão bem na tela pequena, por ter uma interface bem pequena e um grau de complexidade elevado, precisando-se de muita atenção aos pequenos números e detalhes.
As músicas são boas, deixando você no ritmo da partida, o gráfico parece ter perdido um pouco, em comparação a outros consoles, provavelmente pelo processamento do Switch, mas não chega a incomodar, apesar de dar umas engasgadas.
No final XCOM 2 Collection é um excelente jogo, que não pode faltar no seu plantel, para os amantes de jogos de estratégia, com uma história impactante e envolvente, e com a incrível façanha de fazer você se importar muito com personagens que você mesmo criou. Só não reclame quando você estiver chorando e dando load para poder ressuscitar seu amado personagem, pela 3 vez.