A Xbox divulgou hoje um artigo de Peggy Lo, líder do programa de retrocompatibilidade para os consoles, com o empenho dessa equipe, milhares de jogos desde a primeira geração de Xbox estarão disponíveis s no lançamento dos Xbox Series X|S. Mas não para por aí, pois muitos desses títulos vão receber um upgrade, com a Arquitetura Xbox Velocity, Auto HDR (que terá um grande impacto em títulos antigos) e o dobro de frames para alguns jogos específicos, que vão pular de 30 FPS para 60 FPS.
Confira uma parte do artigo de Peggy Lo:
Os jogos funcionam melhor no Xbox Series X e Series S
Jogos retrocompatíveis rodam nativamente no Xbox Series X e S, com toda a potência da CPU, GPU e SSD. Sem modo de boost ou downclocking. Isso significa que todos os títulos funcionam com o desempenho máximo para o qual foram originalmente projetados, com desempenho significativamente maior do que sua plataforma de lançamento original, resultando em taxas de quadros mais altas e estáveis e renderização em sua resolução e qualidade visual máximas. Títulos retrocompatíveis também se beneficiam de reduções significativas nos tempos de carregamento devido ao grande salto no desempenho de nosso SSD NVME personalizado no coração da Arquitetura Xbox Velocity.
HDR automático para todos
Os jogos modernos geralmente implementam alta faixa dinâmica (HDR) para melhorar a qualidade visual geral. O HDR permite que um jogo renderize uma gama muito maior de valores de brilho e cores. Isso dá uma sensação extra de riqueza e profundidade à imagem quando comparada a uma imagem de faixa dinâmica padrão (SDR). Por exemplo, a luz de uma lanterna parece muito mais brilhante e as flores vermelhas parecem muito mais vibrantes.
No entanto, em milhares de jogos do Xbox criados antes do HDR ser introduzido pela primeira vez com o Xbox One S, e mesmo para alguns jogos do Xbox One, os desenvolvedores simplesmente não tinham os recursos de desenvolvimento ou tempo para implementar o HDR. Com o Xbox Series X e Series S, estamos introduzindo um novo recurso chamado Auto HDR. Ele adiciona automaticamente melhorias de HDR a que trazem apenas o SDR. Auto HDR aprimora a qualidade visual de um jogo SDR sem alterar a intenção artística original do mesmo.
O HDR automático é implementado pelo sistema para que os desenvolvedores não precisem fazer nenhum trabalho adicional para aproveitar as vantagens do recurso. Além disso, como o Auto HDR é ativado pelo hardware do console, não há absolutamente nenhum custo de desempenho para a CPU, GPU ou memória e não há latência adicional adicionada, garantindo que você receba a melhor experiência de jogo.
Nova tecnologia para dobrar as taxas de quadros
O Xbox Series X e o Xbox Series S trazem desempenho de última geração aos seus jogos favoritos. As taxas de quadros mais altas e estáveis tornam os jogos mais suaves, resultando em uma jogabilidade mais envolvente. Muitas melhorias são o resultado do design personalizado do processador, que permite aos jogos retrocompatíveis serem reproduzidos aproveitando a CPU, GPU e memória aumentadas dos novos consoles. Além disso, a equipe desenvolveu novos métodos para dobrar efetivamente a taxa de quadros em alguns títulos específicos.
Embora não seja aplicável a todos devido à física original ou animações, essas novas técnicas podem levar a engine do jogo a renderizar mais rapidamente para criar uma experiência suave, bem além do que o título original poderia oferecer devido às capacidades do hardware. A taxa de quadros de Fallout 4, mostrada abaixo, é efetivamente dobrada de 30fps para 60fps no Xbox Series S, oferecendo uma nova maneira de preservar e aproveitar este título lendário.
Os novos Xbox serão lançados no Brasil em novembro desse ano!