O Wrestling é uma modalidade de luta famosa no mundo todo. A WWE sendo a maior empresa de wrestling voltada para o entretenimento, domina o mercado há anos com os maiores e mais conhecidos nomes do esporte. Os games sempre acompanharam de maneira lenta o crescimento da WWE e após uma sequência de lançamentos ruins e uma pausa de um ano, a 2k Sports lança o novo WWE 2K22. Recebemos uma cópia digital gratuita para PS5 para análise.
O Game
WWE 2K22 traz tudo que fez mais sucesso nos outros títulos e algumas melhorias. Um dos aspectos mais chamativos do game é o modo Showcase.
O modo Showcase traz uma grande homenagem a um dos maiores lutadores da história da WWE, Rey Mysterio. No modo temos acesso a uma breve história da vida de Óscar Gutiérrez Rubio (nome real do lutador), além de momentos marcantes da história do programa e uma homenagem a Eddie Guerrero, grande amigo de Rey Mysterio que faleceu há alguns anos atrás.
Um outro aspecto positivo para os fãs da WWE é a quantidade de lutadores disponíveis no game. Nomes como Chyna, Diesel, Batista, Beth Phoenix, Dolph Ziggler, Edge, Mr. T, Hulk Hogan entre outras dezenas figuras de todas as gerações de lutadores estão disponíveis com seus golpes característicos. Esse grande número de lutadores pode ter pesado na hora do acabamento do game, podemos perceber claramente que alguns lutadores tem mais detalhes que outros.
Muitas Possibilidades
De longe o que mais chama atenção no jogo são as personalizações. WWE 2K22 com certeza é o título com o maior leque de personalizações possíveis da franquia.
Criar um lutador do zero pode ser algo realmente demorado mas ao mesmo tempo divertido. Poder escolher tatuagens, roupas, rostos, cicatrizes, golpes e até personalizar a sua entrada no ringue torna a experiência realmente duradoura e que se renova. Esse fator de fato é algo pouco visto em games do mundo esportivo e que torna tudo mais divertido em WWE 2K22.
Outro ponto relacionado às possibilidades dentro do game é o modo MyFaction. Para os jogadores de FIFA o modo MyFaction é muito similar ao modo Ultimate Team. O modo pode ser descrito como o clássico: jogue para abrir packs e colecionar lutadores bons.
Um outro modo do game é o MyRISE. Nele o jogador deve criar o seu lutador e ir subindo dentro da WWE até ser o campeão. Um fator interessante nesse modo é que as escolhas durante o diálogo realmente interferem na carreira do lutador.
Jogabilidade e Gráfico
WWE 2K22 consegue ser melhor que seus antecessores e ter uma jogabilidade mais fluida. Nas lutas de 1vs1 os golpes estão mais realistas e mais plásticos. O problema da jogabilidade começa nas lutas que contam com mais de dois jogadores. Numa luta de trios por exemplo, a troca entre os membros do trio no corner pode ser um pouco travada e frustrante.
As entradas no ringue são um show a parte, o gráfico está lindo e os movimentos da animação muito reais.
As cutscenes ainda são uma incógnita se são realmente boas. Esse fato ocorre por simplesmente acontecer um revezamento entre animações boas e ruins. Por várias vezes nos pegando vendo um lutador famoso com o rosto extremamente detalhado conversando com algum NPC do game com pouca relevância e a diferença entre o detalhe dos rostos é muito visível. Isso ocorre também nas animações das bocas quando os personagens falam. Com alguns personagens a fala é fluida e natural enquanto com outros a boca simplesmente não encaixa na palavra que sai no som.
Vale a pena?
WWE 2K22 é um prato cheio para os fãs da luta-livre principalmente pela nostalgia. O game traz vários lutadores famosos da história da empresa, além de todas as personalizações possíveis tanto visuais quanto nos golpes. O lado negativo fica por conta do acabamento das cutscenes quando não estamos com nenhum dos lutadores lendários envolvidos e por ter uma jogabilidade um tanto travada anda, mesmo que ainda seja superior aos jogos anteriores.
No geral, o game é o melhor da franquia até agora e traz um pouco da inovação na jogabilidade que os jogos anteriores precisavam.