Dizem que a paciência é uma virtude e eu não poderia concordar mais. Quanto mais o tempo passa, mais impaciente ficamos – e quando o assunto é jogar videogame, muitas vezes um mero loading de cinco segundos é o suficiente para nos tirar do sério. Acho que é justamente por isso que While Waiting acaba sendo especial, pois trata-se de um jogo com uma proposta que vai totalmente na contramão daquilo que estamos acostumados.
Como os próprios devs o descrevem, esse é um jogo sobre fazer nada – ou quase isso. Aqui você pode fazer muitas coisas ou absolutamente nada, pois a proposta é justamente sentar e esperar. Diante de uma ideia tão original, é difícil não ficar interessado nessa joinha rara da Optillusion.
Matando tempo
While Waiting é um jogo de puzzles em que acompanhamos toda a vida de um personagem ao longo de dezenas de fases minúsculas. Cada uma delas é baseada em uma situação completamente banal do cotidiano, como pegar uma fila, esperar o elevador ou até mesmo aguardar ansiosamente a primeira curtida de uma foto recém-postada.

Como você já deve ter percebido, o objetivo é simplesmente esperar – e você pode fazer isso… ou não! Em cada uma dessas situações, existem atividades paralelas que podemos fazer para matar o tempo, sendo algumas relacionadas ao ambiente e outras totalmente viajadas. Cada fase possui sua própria lista de objetivos e precisa escolher apenas um ou outro para cumprir em cada tentativa, então existe aqui um certo fator replay.
Dito isso, a rotina que encaramos ao longo do jogo é simples, porém cheia de possibilidades. Existem incontáveis minigames inusitados que tornarão seu dia a dia mais interessante, mas você ainda pode honrar a proposta e ficar parado olhando para a tela por alguns minutos. Isso certamente passará longe de ser divertido, mas é possível!

Uma vida nada interessante
Apesar do jogo trazer apenas fases curtas, é normal sentir que a diversão e o “encanto” do jogo desapareça gradativamente. São cerca de cinco horas de gameplay que, com o tempo, começam a perder a graça. Apesar disso parecer um ponto negativo, na verdade é a consequência mais natural possível para a proposta – afinal, esperar é sempre chato e aqui vivenciamos apenas os momentos mais cotidianos possíveis.
Contudo, seu lado artístico ajuda a nos manter interessados até o final. O visual desenhado a mão deixa tudo extremamente charmoso e a trilha musical se encaixa bem com o clima cozy que o jogo transmite na maior parte do tempo. Todos os cenários são praticamente monocromáticos, com um grande domínio do branco; apenas o protagonista e alguns elementos são coloridos, sempre em tons pasteis.

O visual e a própria proposta de não nos obrigar a fazer nada se encaixam perfeitamente com aquele tipo de jogo que tiramos para jogar em um fim de semana caseiro, sem a pressão de jogos desafiadores ou complexos demais. Vale ressaltar que o port de Nintendo Switch seria a versão mais recomendada, devido aos controles; no PC, existem diversas críticas relacionadas ao fato do título ser jogado somente pelo teclado, o que pode complicar um pouco as coisas.
Dito isso, é fato que While Waiting não é um jogo para qualquer um – mas se você ama videogames e adora experiências novas, a recomendação é certa! Ele é interessante e sabe ser divertido ao seu próprio modo, por mais que se torne cansativo com o tempo. Agora, fica a seu critério decidir se vale ou não a pena esperar para jogá-lo.