Queremos agradecer a Ubisoft por nos enviar uma cópia digital do jogo Watch Dogs para PC
Watch Dogs Legion foi anunciado prometendo uma revolução no mundo de jogos abertos, com uma mecânica que podia selecionar absolutamente qualquer NPC andando pela rua para se tornar um personagem jogável. Era uma ideia bastante ambiciosa, que a Ubisoft quis investir, e assim nasceu o terceiro jogo da série Watch Dogs.
Em Legion, a DedSec é acusada de um grande atentado na cidade de Londres, que resultou na morte de vários civis e por de baixo dos panos homens de preto estavam matando os membros da equipe, aparentemente liderados por um novo vilão que prometia “resetar” Londres. Agora cabe a sobrevivente da DedSec, Sabine, reestruturar a equipe com agentes que estavam inoperantes, limpar o nome da DedSec e revelar o verdadeiro culpado.
Chega de enrolar e vamos direto a análise do jogo.
Seja qualquer um!
Em Watch Dogs Legion podemos recrutar vários NPCs que estão espalhados pela futurista cidade de Londres. Basta uma conversa com eles, e esses NPCs passarão uma missão e ao cumpri-la eles farão parte da nossa equipe, a DedSec! Essas missões sempre envolvem ir até algum lugar e roubar informações, apagar informações ou algo do tipo, com pouca variação entre elas. Nesses locais encontramos os mesmos tipos de inimigos, soldados e drones.
Cada personagem possuem uma série de habilidades, podendo ter no máximo 4, e pode-se dizer que variam bastante. Ao recrutar um aliado podemos conseguir desde uma nova habilidade, veículos ou até mesmo invadir territórios inimigos sem chamar atenção. Por isso escolha com cuidado.
Claro que depois de um tempo, recrutar tanta gente deixa o jogo enfadonho, pois cumprir vários missões um tanto parecidas chega a cansar e no final das contas você não vai precisar de tantos membros na sua equipe.
Para quem gosta de um desafio, jogar no modo difícil faz com que as mortes sejam permanentes, então se você se afeiçoar a um personagem e perde-lo, com certeza fará você ver o jogo de uma forma diferente… exceto se ele morrer de uma forma estúpida como dando a ré em um carro e acertar um explosivo… isso aconteceu comigo, mas não foi culpa do jogo, foi minha mesmo, depois comecei no normal.
Mexer com tantos personagens utilizando essa tecnologia da Ubisoft permite com que cada um crie sua história de certa forma, mas também faz com que esses personagens ainda sejam genéricos em seus comportamentos, muitas vezes faltando carisma.
Você não é importante!
Por poder trocar de personagens ou recrutar novos a qualquer momento (ou quando for morto dependendo do nível de dificuldade), acaba que o jogador se torna apenas o coadjuvante da trama principal e esta sim é a protagonista, a trama. Ela é guiada pelos seus companheiros, como a Sabine, líder da DedSec e a inteligência artificial Bagley, que ajuda a trazer um pouco de humor na trama séria do jogo, além dos vilões do jogos que são tão caricatos que alguns chegam a ser divertidos.
A trama não traz uma grande novidade em sua campanha, e evita os tons de cinza em seus personagens pois os mocinhos sempre são bons e os malvados sempre são mals… talvez exceto por uma reviravolta no final da campanha, mas isso foi um caso a parte.
Entretanto, ela utiliza muito bem de eventos recentes do nosso mundo real, trazendo vozes as minorias e falando sobre o controle de informações pessoais no mundo digital.
Uma cidade para explorar
O mapa de Watch Dogs Legion não é grande, mas isso não quer dizer que não há muita coisa para fazer, a cidade também não é um exemplo de cidade viva, entretanto oferece algumas recompensas para quem deseja explorá-la, desde missões secundárias até a lojas de roupas.
Os pontos turísticos de Londres estão bem retratados, mas faltou mais carisma para toda a região do jogo, pois tudo lá é igual. E confesso que por vir da Ubisoft eu esperava um pouco mais vindo do história da empresa com os Assassin’s Creed.
Os gráficos das construções e outros objetos estão muito bem trabalhados, o Ray Tracing ajuda a deixar os cenários mais imersivos e reais, mas ainda falta polimento nos gráficos dos personagens, mas convenhamos são milhares de npcs com gráficos bonitos e características quase únicas, pedir um gráfico de ponta seria querer de mais!
Dificuldade hackeada
Definitivamente, Watch Dogs Legion não é difícil. Sua dificuldade é um tanto moderada, caindo para um modo fácil, pois podemos hakear tanta coisa que algumas vezes conseguimos invadir um local sem mesmo entrar nele, e desenvolver esse tipo de controle levam tempo e prática que você vai adquirindo com algumas horas de jogatina e desbloqueando certas habilidades.
Caso a situação aperte, lidar com os inimigos não é complicado, pois a mira deles não são das melhores e muito menos a inteligência dos mesmos. Basta um cover e sua arma de choque para derruba-los… exceto se sua personagem for uma idosa ou idoso, aí as coisas ficam mais complicadas para o seu lado.
Quem busca uma jogatina mais desafiadora, recomendo jogar apenas com personagens idosos no modo difícil, onde as mortes são permanentes.
Andando livre a polícia é praticamente inexistente, pois elas praticamente ignoram as nossas infrações e entram em ação após alguns erros pesados, como matar um civil (mesmo que por acidente), agredir um oficial, bater em um veículo policial, ou algo do tipo. Entretanto, despistá-los não é uma tarefa complicada ainda mais se você tiver reflexos rápidos para a hackear os veículos e objetos a sua volta durante as perseguições.
bUUGs
Infelizmente o jogo apresentou algumas falhas e uma delas foi extremamente grave.
O primeiro erro acontece logo no início do jogo, com a dublagem. Não no ato da dublagem, mas talvez na hora de mixar o som, pois quando derrotamos os inimigos escutamos pessoas comemorando e com vozes totalmente aleatórias. O protagonista leva dano e grita soltando uma voz aguda e feminina que tira toda a seriedade que aquele início quer passar.
O segundo são carros flutuando, muitas vezes me deparei com carros que começavam a voar do nada, simplesmente era tele portado para cima, ou sofriam alguma explosão e não desciam, deixando Isac Newton intrigado.
O terceiro foi o mais grave, pois perdi duas horas de jogo com ele. Enquanto jogava off-line, avancei na campaha e ao religar o computador e conecta-lo na internet, o jogo contou as horas que joguei entretanto não salvou as missões que eu havia realizado nas últimas duas horas. Não sei se isso foi um bug do jogo, ou algum erro no meu computador.
Considerações finais
Watch Dogs Legion é um jogo divertido, suas missões podem ser repetitivas, mas com contexto é gostoso de joga-las, ainda mais quando conseguimos ter mais controle e habilidade na arte de hakear. Sua história não traz nada mirabolante, e a falta de um protagonismo por parte do jogador pode deixar o jogo meio estranho para quem for joga-lo.
Distribuidora: Ubisoft
Desenvolvedor: Ubisoft Toronto
Gênero: ação
Disponível para: PlayStation 4, Xbox One e PCs.
Data de lançamento inicial: 29 de outubro de 2020
Para ler mais reviews clique aqui.