A edição de 2024 do The Game Awards foi a primeira a oferecer um prêmio honorário para uma personalidade da indústria. A categoria Game Changers premiou o iraniano/americano Amir Satvat pelos seus esforços em auxiliar profissionais da área a encontrarem novos empregos após serem afetados por layoffs.
Assim como relatado pelo TGA, nos últimos dois anos Amir conseguiu realocar quase 3 mil profissionais da indústria. Contudo, diversas pessoas se mostraram revoltadas na internet pelo fato da premiação ter ocultado a ocupação de Amir, que trabalha para a Tencent. Muitos o chamaram de fraude e o acusaram até mesmo de participar indiretamente dos layoffs relacionados aos estúdios comprados pela companhia.
Na Tencent, Amir tem um cargo de direção focado no desenvolvimento de negócios. Ele estuda o mercado à procura de estúdios promissores que possam receber investimentos da companhia. As críticas em questão alegam que ele explora empresas pequenas, colaborando com sua aquisição e, posteriormente, possíveis layoffs.
Em resposta a esses comentários, Amir publicou uma declaração em seu perfil no LinkedIn. Confira:
“Nos últimos quatro dias, recebi incontáveis mensagens maldosas me atacando, tanto no YouTube quanto no Twitter. (…) Eu não trabalho com aquisições na Tencent ou Amazon. Isso veio de uma declaração inocente e equivocada de um artigo do Level Infinite sobre meu trabalho, que já foi corrigido para reforçar que só lido com investimentos” justificou Satvat.
“Eles simplesmente não mencionaram a Tencent no TGA por que não tinha nada a ver com a comunidade; eles queriam focar em como nós lidamos com isso por conta própria. (…) Estou sendo acusado de ser uma “fraude digna de prisão” e ridicularizado por “fazer apenas uma planilha para as pessoas preencherem”, quase sempre por pessoas que passaram oito segundos olhando nosso site sem entender o trabalho que fazemos e o seu impacto. (…) Isso também pode acontecer com você ao sacrificar mais de 2 mil horas de trabalho para ajudar a indústria – essa é a “recompensa” por dois anos de serviço” completou Satvat.
Amir ainda reforça que “voltará à sua missão de serviço público positivo”, mas claramente foi afetado por toda a repercussão negativa da homenagem.