A review de Until Dawn foi realizada por uma cópia disponibilizada pela PlayStation.
Until Dawn foi lançado originalmente para PS4 em 2015, quase dez anos atrás! A versão remasterizada ou remake para PS5 (chame como preferir) foi lançada no dia 4 de outubro de 2024, estrategicamente para o clima de sustos do Halloween. O jogo traz algumas novidades, como gráficos e mecânicas de gameplay reformulados, mas será que vale a pena comprá-lo novamente?
De volta ao passado
A trama do Until Dawn para PS5 permanece praticamente a mesma. Há algumas pequenas mudanças, como no final. Quanto à história, um grupo de adolescentes vai para um chalé nas montanhas e logo percebem que estão sendo caçados um a um. Alguns ficam em duplas, outros ficam sozinhos. Mas além de um assassino à solta, há também uma presença sobrenatural. Os adolescentes precisam fazer de tudo para sobreviver até o amanhecer.
A história é boa, assim como a do original. Não se alonga demais, nem acrescenta elementos desnecessários. O ritmo é bem dosado para construir a tensão e o suspense, mantendo o jogador preso até o final.
Ainda mais bonito no PS5
Visualmente, Until Dawn está lindo. A versão original já era boa, mas na versão para PS5, eles utilizaram a Unreal Engine 5, o que traz um salto gráfico notável. Mesmo assim o jogo apresentou alguns pequenos bugs, e algumas quedas de fps durante o gameplay.
A dublagem segue como na versão original, boa, mas em alguns momentos soa exagerada ou mal interpretada, chegando a incomodar um pouco. A trilha sonora tem um estilo bem cinematográfico, e os efeitos sonoros são de alta qualidade.
Novidades na jogabilidade
O gameplay de Until Dawn no PS5 é muito semelhante ao da versão original. Vale lembrar que o jogo não é um shooter nem um jogo de ação. É focado em escolhas. Você controla os personagens, explora o ambiente, coleta itens e realiza uma série enorme de QTE (quick time events), que são os momentos mais angustiantes do jogo, já que falhar pode significar a morte de um personagem ou consequências tão graves quanto.
Agora, sobre os controles: continuam meio travados! Vamos lá, o jogo é jogável, mas os controles parecem desatualizados e extremamente lentos. Até mesmo a mira é um pouco precisa demais, mas ajustar a “assistência de mira” nas configurações ajuda bastante. Além disso, ações simples, como abrir portas, podem parecer meio complicadas.
O jogo aproveita as funções do controle DualSense do PS5, como os gatilhos adaptáveis, feedback háptico e controles de movimento (usados em cenas onde você não pode mover o controle de jeito nenhum).
Considerações finais
Jogar Until Dawn no PS5 é uma experiência boa, mas não extraordinária. Para novos jogadores, a versão de PS5 é recomendada, apesar de o remake não parecer essencial.Os controles podem parecer lentos e desatualizados, embora o jogo tenha um bom fator replay para quem deseja explorar todos os segredos e desfechos alternativos.
Distribuidora: PlayStation
Desenvolvedora: Ballistic Moon
Gênero: Terros, suspense, história interativa
Disponível para: PlayStation 5 e PC
Data de lançamento inicial: 4 de outubro de 2024