Recentemente, o site Insider Gaming reportou que a Ubisoft estaria desenvolvendo um remake do primeiro Rayman com vários devs de Prince of Persia: The Lost Crown. A gigante francesa confirmou ao Eurogamer que realmente está trabalhando em um novo jogo do personagem, mas não especificou se é ou não um remake.
“Ficamos felizes em confirmar que a Ubisoft Montpellier e a Ubisoft Milan recentemente iniciaram uma fase de exploração da franquia Rayman. O projeto ainda está em seus estágios iniciais, por isso divulgaremos mais detalhes em breve. Como criador da franquia Rayman, Michel Ancel está sendo consultado para garantir consistência dentro do seu universo” relatou a empresa.
A confirmação do retorno de Michel Ancel é um tanto surpreendente, além de controversa. Ancel foi o criador de franquias icônicas da Ubisoft no passado, inclusive Beyond Good & Evil. Ele foi encarregado de dirigir Beyond Good & Evil 2 em 2017, mas abandonou o projeto no meio do desenvolvimento e anunciou sua aposentadoria. Desde então, o jogo segue com uma produção turbulenta, tendo recebido um novo diretor criativo recentemente.
Apesar de sua saída ter sido justificada como aposentadoria, diversos desenvolvedores de Beyond Good & Evil 2 alegaram que Ancel era um líder tóxico e abusivo – fator que motivou a decisão de forma apressada, após o início de uma investigação. O Insider Gaming reforça que o envolvimento de Ancel no novo Rayman (mesmo que seja apenas como conselheiro) levantou algumas preocupações entre a equipe envolvida.
A confirmação da Ubisoft também se encaixa com os relatos de que a equipe de Prince of Persia: The Lost Crown havia sido dissolvida e separada em vários projetos diferentes. Estima-se que aproximadamente 12 desenvolvedores deste título estejam envolvidos com o novo Rayman. Contudo, tanto a Ubisoft Montpellier quanto a Milan declararam greve recentemente, então é improvável que o projeto esteja progredindo atualmente.
O último título principal da franquia foi Rayman Legends, lançado em 2013. Desde então, a série chegou a receber um jogo mobile, mas nada de grande destaque. Esse será o primeiro título inédito do personagem em mais de uma década.