A análise de Trine 4 The Nightmare Prince foi feita com uma cópia do jogo para PC (via steam), cedida pela Nuuvem
Trine é uma franquia que já completou seus 10 anos de vida. O primeiro jogo dos três heróis de Trine saiu em Julho de 2009, pela desenvolvedora Frozenbyte. De lá para cá a desenvolvedora se manteve, mas a série nunca recebeu o reconhecimento que merecia, pois estamos falando de uma excelente franquia dentro do gênero dos puzzles e plataforma.
E chega o ano de 2019, e a Frozenbyte nos presenteia com mais um título dessa fantástica franquia, Trine 4 The Nightmare Prince, o jogo abandona a jogabilidade 3D e voltar as origens 2.5D da franquia.
Heróis de Trine
Na quarta aventura temos o retorno do trio de protagonistas, são eles Amadeus, o mago, Zoya, a ladina e Pontius, o cavaleiro. Nessa nova empreitada os heróis devem resgatar o príncipe que sem querer mexeu com uma magia proibida e colocou todo o reino dominado por perigosos pesadelos.
A história se desenvolve bem, mas não espere um enredo com reviravoltas mirabolantes, aqui são heróis em uma missão de resgate, mas que também vão precisar enfrentar seus próprios pesadelos!
O carisma do trio e suas conversas pelo caminho ajudam a manter o ritmo durante a campanha.
Um Conto de fadas
Jogar Trine é como estar em um conto de fadas, pois temos um narrador que conta a aventura antes e durante as fases, além do visual, pois o jogo não tenta trazer um design realista, muito pelo contrário, ele apela para a fantasia. Suas fases são criadas como se fossem tiradas dos contos de fadas infantis, e os gráficos junto com os efeitos de luz, ajudam a compor ainda mais essa ideia.
Aqui temos dragões, reis, rainhas, animais falantes, sereis, entre outras criaturas com um visual cartoonizado, mas nada muito exagerado.
A trilha sonora casa perfeitamente com o tom dos gráficos, fazendo assim um casamento perfeito tanto visual quanto sonoro.
Jogabilidade distinta
A marca registrada do título são seus puzzles, e estes devem ser resolvidos das mais variadas formas possíveis, e para isso cada personagem apresenta um tipo de jogabilidade que auxiliam na conclusão desses quebra-cabeça (e acredite, alguns são bem complexos).
Amadeus pode conjurar objetos metálicos cheio de engrenagens, além de levitar outros objetos pelo cenário e inimigos. Zoya usa um arco e flecha e assim consegue acertar longas distâncias, além de usar cordas em certas partes do cenário (e nos objetos conjurados de Amadeus) para melhor se locomover. Já Pontius pode usar seu escudo para refletir a luz solar, ou outros elementos do cenários, além de conseguir deixar uma cópia mágica desse objeto.
A combinação dessa variedade de ações são utilizadas para a resolução dos quebra-cabeças que estão espalhados pela fase, pois é disso que se trata Trine, um jogo de resolver quebra-cabeças das mais variadas formas
O jogo apresenta um modo online para até 4 jogadores, que não consegui testar por não formar partida, e um multiplayer local para até 3 jogadores. E jogando com alguém o jogo se torna mais divertido, pois assim vocês podem criar estratégias e pensarem juntos na resolução dos puzzles.
Já enquanto joga sozinho, você precisa ser rápido para trocar de personagem na hora certa, como por exemplo puxar algum objeto com Amadeus e logo em seguida trocar para Zoya e atirar uma flecha congelante para parar o objeto em uma posição específica e assim Pontius conseguir refletir a luz para fazer a planta crescer e liberar o caminho.
O que foi dito no parágrafo anterior pode parecer difícil, e as vezes é mesmo, mas também é muito divertido. Cada fase tem quebra-cabeças com resoluções variadas, ou seja, a maioria deles podem ser resolvidos de várias formas.
Destruindo os pesadelos
Como dito acima, o príncipe espalhou os pesadelos pelo reino, e os pesadelos são seres monstruosos, como zumbis putrefatos, com puz explodindo pelas costas? Não, são lobos grandes, ao porcos-espinhos, uns demoniozinhos, nada muito assustador, mas para eles serem assim existe um contexto, pois o jogo não quer ser adulto, radical e violento, ele busca ser um conto de fadas.
Entretanto, como lidamos com esses pesadelos? Sim, na base da porrada! E aqui o jogo tem seu ponto fraco. O combate fica por conta de Pontius, com seu escuto e espada ele consegue fazer mais dano aos inimigos e tem maior facilidade em se defender dos ataques. Os outros personagens tem habilidades ofensivas, mas nada que vá realmente ajudar, pois Amadeus precisa de espaço para manobrar suas criações, e ao entrar no modo combate, o cenário se fecha e nuvens roxas criam plataformas que limitam o espaço dos jogadores, e isso não afeta só Amadeus, mas também Zoya, que não consegue atingir inimigos acima dela.
Os combates não são uma constante, e sempre seguem o mesmo esquema, o cenário se fecha, plataformas nebulosas são criadas e todos os inimigos devem ser destruídos para os heróis conseguirem continuar o seu caminho. Por sorte eles não são constantes então não chegam a atrapalhar o jogo.
Se o combate com os pesadelos genéricos são sempre a mesma coisa, o mesmo não pode ser dito da briga contra os chefes. Cada chefe tem sua própria estratégia, o que deixa o jogo mais divertido.
Evoluindo as habilidades
As habilidades dos personagens podem ser adquiridas avançando na campanha, e outras podem ser evoluídas. No decorrer das fases pegamos pedras na forma de gotas rosas, e usamos elas para aprimorar tais habilidades.
Para desbloquear mais habilidades devemos avançar na campanha e destruir os pesadelos nas fases, o que funciona indiretamente como os pontos de experiência dentro Do jogo. Um ícone na tela sempre avisa quando existe alguma habilidade para ser comprada.
Entretanto essa pequena árvore de habilidades não se fez muito útil, pois as mais importantes você já desbloqueia no decorrer da jogatina.
Considerações Finais
Trina 4 pode ser jogador por quem gosta de jogos de plataforma e puzzles, mesmo que não tenha jogado os outros 3 títulos. Para aqueles que gostam de gráficos, o título apresenta cenários lindos que somente os contos de fadas poderia apresentar, e não se engane com o tom mais infantil no design das fases e personagens, Trine 4 apresentada uma jogabilidade desafiadora, mas divertida, pena que o combate deixa a desejar.
Desenvolvedor:Frozenbyte
Gênero: Plataforma e puzzle
Disponível para: PlayStation 4, PC, família Xbox One e Nintendo Switch
Data de lançamento inicial:8 de outubro de 2019
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Sobre a Nuuvem
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