*A análise de Trials of Mana foi feita com uma cópia do jogo para PS4, cedida pela Square Enix.
Trials of Mana é o remake de Seiken Densetsu 3, lançado originalmente em 1995, para o super Nintendo. Na época o jogo era exclusivo do território japonês, mesmo com o segundo jogo sendo lançado ao redor do mundo. Ou seja, quem teve a oportunidade de jogar Seiken Densetsu 2, ou Secrets of Mana (na tradução americana), teve que esperar mais de 20 anos para saber da continuação… ao menos que ela usasse um emulador de Super Nintendo e fosse atrás de uma rom traduzida.
Agora que temos o jogo em mãos, será que valeu a pena esperar? Well, well, Manuel, você viu aí em cima que a nota está boa, mas será que ele é um RPG para você?
Anos 90 na geração atual
Trials of Mana não tenta reescrever a história de seu jogo original, como alguns remakes fizeram. Temos os mesmos clichês, e uma trama digna de um RPG de super Nintendo, o que pode agradar quem jogou os títulos no passado, mas parecer estranho e infantil para os novatos.
Assim como os jogos da série Final Fantasy e Nino Kuni II, a série Mana não exige conhecimento prévio das aventuras anteriores, por isso, mesmo sendo o terceiro jogo todos poderão se divertir com essa nova aventura.
Mas do que se trata a história? Você me pergunta. O protagonista que escolhemos precisa proteger ir atrás da Espada de Mana e defender o seu reino e salvar o mundo, mas precisa fazer isso antes que os vilões a achem. Entretanto, chegar até a espada não será uma tarefa fácil, pois para isso vamos precisar encontrar alguns elementais que vão nos indicar o caminho.
O interessante aqui é que dependendo do personagem que você vai escolher como protagonista, o jogo terá inícios diferentes, com novas linhas de diálogos e acontecimentos, mas o objetivo principal sempre será o mesmo. Só por esse motivo, o fator replay é garantido para quem quiser se aventurar mais por esse universo.
O enredo, mesmo longo, não atrasa a jogatina com missões secundárias ou diálogos desnecessários, tudo é feito da forma mais direta possível.
Hora de Upar!
Trials of Mana é um action-RPG, jogabilidade que já era usada em seu título original em 95, aqui a jogabilidade está adaptada aos padrões de hoje, lembrando muito o que vimos em Nino Kuni 2, onde podemos esquivar de ataques, fazer pequenos combos com golpes fracos e fortes, além de usar magias.
Os combates são divertidos e bastante dinâmicos. Muitos são fáceis, independentemente do seu nível. Entretanto, alguns chefões vão exigir uma boa administração de itens de cura e status durante as pelejas.
Ao derrotar inimigos, ou completar missões, ganhamos experiência e dinheiro. Então prepare-se para passar bastante tempo garimpando os mapas, matando as mais fofas e lindas criaturas em um sistema de combate bem intuitivo e divertido, que seria muito melhor se não fosse sua câmera.
Pois é, a câmera aqui é um problema. Ela não se mexe de forma automática ao selecionarmos um inimigo, acompanhando o mesmo. Para acompanhar o inimigo devemos mexer a câmera, mas adivinha qual é o botão que altera a mira automática para outro personagem? Sim, o analógico da câmera. Ou seja, você trava a mira em um inimigo, de repente ele se mexe mais para a esquerda, instintivamente você mexer a câmera para a esquerda (já que o jogo não faz isso automaticamente) e sem querer muda a mira para outro inimigo. É complicado, mas sendo honesto é um ponto fraco no meio de vários pontos positivos.
Nas cidades usamos o dinheiro que ganhamos para comprar itens que vão aumentar nossos status, além de receber quests principais e etc. Tudo é feito de maneira simples, como em um jogo do gênero que foi lançado nos anos 90.
Passando de nível
Ao passar de nível ganhamos três pontos de habilidade para cada personagem, e devemos distribuir nas categorias que o jogo oferece. Tudo é bem intuitivo e fácil de compreender… se você entender inglês, porque o jogo não tem nem legendas no nosso idioma.
Quando atingimos um determinado nível podemos mudar a classe dos nossos personagens utilizando as pedras de mana que encontramos em alguns mapas. Assim eles aprendem novos golpes e liberam novas habilidades.
Um jogo relaxante
O jogo original apresentava gráficos estonteantes e bastante ricos para a época de seu lançamento. Entretanto, tal feito não foi repetido em seu remake. Os cenários são bonitos, apresentam uma boa composição de cores e elementos, mas são genéricos e mal texturizados.
Claro, é um remake que não busca ser um grande lançamento, por isso não espere gráficos estonteantes. Entretanto, ele recompensa bastante aqueles que gostam de explorar, já que podemos encontrar vários itens, dinheiro entre outras coisas pelo mapa caso vamos mais a fundo no mesmo.
O mesmo não pode ser dito dos gráficos de seus personagens. Aqui eles foram modelados com bastante esmero, sendo bastante fiéis ao visual original.
Recomendo a exploração, já que Trials of Mana é um jogo relaxante, seu mapa pode não ser graficamente polido, mas nem de longe é feio. O tom infantil, a música de fundo, e a jogabilidade simples vão te ajudar a relaxar e se sentir recompensando enquanto upa seus personagens.
Falando da música de fundo, Trials traz as mesmas faixas do jogo anterior mas modernizadas de forma magistral. Claro, para os saudosistas que jogaram no emulador, também temos a opção de jogar com a trilha original.
Considerações finais
A simplicidade de Trials of Mana veio no tempo certo, já que estamos cercados de jogos com complexas opções de customização. Aqui tudo é feito de forma simples, mas bem executado. O tom relaxante da aventura se resume em sua jogabilidade, por isso não espere nada grandioso, apenas uma trama leve com uma boa jogabilidade, fiel ao original. Talvez quem goste mais de RPGs mais robustos e complexos, como the Witcher, Odyssey, Fallout, podem não gostar desse título.
Distribuidora: Square Enix
Desenvolvedor: Square Enix
Gênero: Action RPG
Disponível para: PlayStation 4, Nintendo Switch e PC
Data de lançamento: 24 de abril de 2020
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