Tony Hawk já está com 52 anos e certamente já deixou sua marca no mundo. Um dos skatistas mais prestigiados do mundo, não é à toa que o cara ganhou até uma série de jogos de skate com seu nome – essa que foi um verdadeiro estouro no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000, originando uma franquia que sobreviveu aos trancos e barrancos dali em diante.
Depois do grande fiasco de Tony Hawk’s Pro Skater 5, ninguém mais esperava ver os jogos do skatista em seus dias de glória novamente, mas aqui estamos! Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 investe na nostalgia e traz um remaster completo dos dois títulos mais populares da série, além de novidades e até Charlie Brown Jr. na trilha sonora!
Relembrar é viver
Para quem não está familiarizado com a série, Tony Hawk’s Pro Skater é muito simples: tudo que você precisa fazer é escolher um skatista e começar a fazer manobras insanas em busca de pontuações altas. O jogo traz um elenco de grandes skatistas mundialmente famosos, incluindo a brasileira Leticia Bufoni. Cada um deles possui seus próprios atributos que influenciam em seu desempenho, com prós e contras, mas você pode escolher o seu principal para ir melhorando cada vez mais.
Quem jogou os clássicos pode sentir falta dos personagens secretos, como Private Carrera ou até o Homem-Aranha, que também fazia parte do elenco maluco do jogo. Eles não retornaram neste remaster (o Cabeça de Teia por motivos óbvios), mas ainda temos personagens desbloqueáveis: um alien e o Jack Black! Isso mesmo, o ator e cantor Jack Black.
Aqueles que não querem encarnar outra pessoa também podem criar seu próprio skatista à sua semelhança. A ferramenta de criação de personagem é bem legal e até dá para fazer um boneco que lembre a sua cara. Você pode até customizar os atributos do seu skatista, o que é muito legal. Apenas a customização de aspectos corporais e acessórios deixa a desejar, mas não é nada que vá tirar a graça da coisa.
Todos os mapas do clássico estão de volta, mais bonitos do que nunca e praticamente intactos. Aqueles segredos que você decorou de cor e salteado continuam lá onde foram deixados, só que agora temos pequenas novidades dentro de cada mapa. Não tem mais dinheiro para coletar pelo cenário, só existe uma fita por fase e também foram adicionados alguns itens novos, como os símbolos da Vicarious Visions (a autora deste remaster) e as pelúcias de aliens.
Subindo de nível
Os atributos do seu personagem, seja ele criado do zero ou pré-definido, não são únicos, uma vez que você pode ganhar pontos de skill para aprimorá-los. Quando evoluído ao máximo, seu personagem vai estar tão badass que qualquer desafio vai ser um passeio no parque em uma tarde ensolarada.
Mas não se preocupe, o jogo tem conteúdo de sobra! Além dos desafios singleplayer, ainda existe o modo multiplayer (online e local) com desafios de pontuações, combos e a volta do saudoso modo grafite. Assim como na sua infância, a jogatina aqui é basicamente infinita!
Se já não bastasse tudo isso, também contamos com o modo de criação de pistas, o que só reforça a vida útil do jogo. Se cansar das pistas originais (o que eu acho bem difícil), você pode criar a sua própria e se aventurar em milhares de pistas criadas do zero. Além disso, as ferramentas de criação são simples e intuitivas, então qualquer um consegue pegar gosto pela coisa.
Tony Hawk’s Pro Skater 1 + 2 conseguiu trazer de volta uma franquia que tudo indicava já estar no fundo do poço. É exatamente aquilo que já conhecemos, só que ainda melhor! Agora com gráficos incríveis, uma trilha sonora que continua de primeira e todas as novidades, fica difícil querer parar de jogar. Se restava alguma dúvida de que remasters realmente conseguem renovar clássicos (quando feitos corretamente), este jogo está aqui para provar.