A review de Tomb Raider I-III Remastered foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Aspyr
Tomb Raider I-III Remastered é uma jornada nostálgica através dos clássicos jogos originários do PlayStation 1 que solidificaram Lara Croft como um ícone dos videogames. Desenvolvido pela Aspyr, este remaster é uma tentativa de revitalizar a experiência do original para os jogadores contemporâneos, mantendo-se fiel às raízes da série. Mas pode ser um tiro no pé.
Voltando ao passado
Ao revisitar os três jogos, é inevitável considerar o contexto em que foram lançados e as expectativas dos fãs para o futuro da franquia. O período do 25º aniversário da série trouxe promessas de um novo filme, um anime da Netflix e um jogo inovador que buscava unificar diferentes iterações da personagem. No entanto, a turbulência nos bastidores, com mudanças de desenvolvedores e problemas de produção, criou incertezas sobre o destino da franquia.
Neste cenário, Tomb Raider I-III Remastered surge como um raio de esperança para os fãs sedentos por mais aventuras de Lara Croft. No entanto, apesar das atualizações visuais e dos novos controles modernos, este remaster enfrenta desafios significativos ao tentar adaptar jogos que, em muitos aspectos, não envelheceram tão bem quanto outros clássicos da mesma época.
Gráficos atualizados, mas não tão bem remodelados
Visualmente, o jogo apresenta melhorias notáveis, com modelos de personagens mais detalhados, ambientes mais vibrantes e efeitos de iluminação aprimorados. A capacidade de alternar entre os visuais originais e remasterizados é uma adição bem-vinda, permitindo aos jogadores apreciar as mudanças enquanto mantêm uma conexão com a experiência original.
No entanto, a atualização visual também revela as limitações do design original, os níveis, com corredores labirínticos e obstáculos, pode frustrar os jogadores modernos, especialmente considerando os controles de plataforma desajeitados herdados dos jogos originais e que mesmo no controle moderno ainda sim não melhora tanto a experiência.
Modernizando um clássico
A melhoria dos controles modernos é uma tentativa de diminuir esses problemas, mas ainda deixa a desejar em alguns aspectos. Enquanto a natação foi aprimorada, os desafios de plataforma e navegação continuam sendo obstáculos significativos, especialmente em seções de jogo mais complexas.
Quanto às atualizações gráficas, são uma faca de dois gumes. Certos ambientes são revitalizados com texturas modernas e detalhes impressionantes, enquanto outros parecem estranhos e deslocados, com texturas esticadas e ângulos irregulares. Essas inconsistências podem tirar os jogadores da imersão, minando o objetivo do remaster em alguns momentos. Por isso, recomendo jogar com o gráfico clássico, aí sim pode ter uma boa experiência de como o gráfico era na época.
Além do mais, se o objetivo do jogo é apresentar as aventuras clássicas de Lara Croft, esse remaster poderia trazer uma opção de save-state, algo que poderia ser selecionado no menu, igual ao novo controle.
Considerações finais
Tomb Raider I-III Remastered é uma tentativa digna de ressuscitar os clássicos da série para uma nova geração de jogadores. Embora apresente melhorias visuais e controles atualizados, ainda enfrenta desafios significativos devido às limitações do design original. Para os fãs mais nostálgicos da Lara Croft, este remaster pode ser uma oportunidade de reviver memórias antigas, mas para os jogadores mais casuais que estão tendo o primeiro contato com a franquia ou conheceram a personagem pelo reboot de 2013, pode não oferecer uma experiência tão imersiva.
Distribuidora: Aspyr
Desenvolvedor: Aspyr, Crystal Dynamics
Gênero: Ação e plataforma
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, Nintendo Switch, e PC
Data de lançamento inicial: 13 de fevereiro de 2024