O review de The House of the Dead foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Forever Entertainment S. A.
Prepare-se para reviver um clássico dos arcades em The House of the Dead Remake. Um experimento em uma mansão isolada deu errado e diversas criaturas começaram a surgir prontas para devorar os humanos. Agora devemos impedir que as criaturas saiam da mansão, salvar os cientistas e matar o líder dos monstros… antes que seja tarde de mais.
A Casa dos Mortos
Em The House of the Dead Remake os jogadores seguem por caminhos pré-determinados, matando uma série de monstros, no meio de uma ação frenética em primeira pessoa. Alguns monstros correrão até você, alguns jogarão coisas em você e alguns estarão atacando cientistas que você precisa tentar salvar a tempo. Dependendo da dificuldade, atirar em um zumbi uma vez não será suficiente, mesmo atirar em membros e, às vezes, suas cabeças nem sempre serão suficientes para detê-los.
O jogo tenta ter um fator replay, pois os caminhos de cada fase são ramificados, aumentando o valor da repetição, pois você pode explorar os ambientes e ver novas áreas e novos inimigos. Todas as ramificações da fase levam ao mesmo chefe, mas descobrir que poderia ver uma nova área atirando em uma fechadura de um alçapão ou sendo atingido por um inimigo é até interessante. Da mesma forma, salvar todos os cientistas não é uma tarefa fácil, então tentar obter uma jogatina perfeita, vai ser complicado.
Cada fase é composta por quatro estágios, cada um concluindo com uma luta de chefe e você chegará ao final em pouco tempo.
Vantagens e Desvantagens do Arcade
Por se tratar do remake de um jogo clássico de arcade, não espere uma campanha longa ou profunda, aqui tudo é superficial, pois a intenção é apenas mirar e atirar enquanto você anda por caminhos pré-determinados.
Agora, no remake, podemos usar os analógicos, dos controles, ou giroscópio, ou até mesmo o mouse. A versão utilizada para essa avaliação foi a de PC, onde utilizamos o mouse e o joystick para jogar. No mouse é mais gosto de jogar, com um click esquerdo você atira e com o direito recarrega, enquanto mexe o mouse para controlar a mira. No controle é um pouco mais complicado, pois o analógico as vezes não consegue ser 100% preciso.
Remake ou Remaster
Por se tratar de um remake, os visuais obviamente melhoraram. Eles não são incríveis ou de cair o queixo nem nada, o que é uma pena, pois o jogo não é complexo e poderia ter gráficos melhores em seu acabamento. Os zumbis ainda explodem e efeitos extras de sangue foram adicionados para que o sangue voe por toda parte. Além do mais, o jogo poderia apresentar mais elementos destrutivos, para deixar o jogo mais dinâmico.
Por falar em zumbis, eles se repetem de mais. Por se tratar de um remake, poderia ter criados novos monstros para deixar o jogo mais interessante.
Na verdade, por ser um remake, eles poderiam ter refeito o jogo. The House of the Dead Remake se parece muito mais com um remaster. Pois o que ele traz de novo, como o modo Horde, onde passamos pela mesma fase só que com mais monstros na tela, é algo sem graça e extremamente repetitivo.
O loading também é um problema, para um jogo de jogabilidade extremamente simples ele demora de mais. Chegando a quase um minuto a tela de carregamento que leva para a primeira fase.
Algo que os novos jogadores não vão notar, mas os fãs do original vão, é a música. Seja por meio de licenciamento ou algum outro motivo, nenhuma das faixas originais está neste pacote, em vez disso, substituídas por músicas que geralmente soam muito semelhantes as originais.
Considerações Finais
The House of the Dead Remake agrada em um primeiro momento, mas sua campanha rápida e jogabilidade pouca inventiva para os padrões de hoje não agrega ao título, fazendo com que o mesmo se pareça mais com um remaster do que um remake propriamente dito.
Distribuidora: MegaPixel Studio S. A.
Desenvolvedor: Massive Work Studio
Gênero: Ação, FPS, arcade
Disponível para: PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X, Nintendo Switch e PC
Data de lançamento inicial: 7 de abril de 2022