*Este review foi realizado com uma cópia do jogo fornecida pela Bandai Namco.
Se você teve ou tem um console das últimas duas décadas – e gosta de RPGs japoneses – há uma boa chance de você ter jogado pelo menos um dos jogos Tales nesse tempo e finalmente está no Nintendo Switch. Continuando com a recente tendência do Switch de adicionar várias franquias JRPG diferentes à sua biblioteca, a Bandai Namco adicionou uma entrada bem conhecida de uma de suas séries mais famosas: Tales of Vesperia. No entanto, isso não é simplesmente um jogo antigo. Tales of Vesperia: Definitive Edition é uma remasterização da sua versão de PS3, com gráficos atualizados e conteúdo extra.
A história Tales of Vesperia: Definitive Edition começa com um ex-soldado chamado Yuri Lowell a procura do misterioso indivíduo responsável por roubar um dispositivo de energia mágica conhecido como “blastia”. Adoração eterna de Yuri para as pessoas com quem vive nos bairros inferiores da cidade empurra para para ajudá-los em seu tempo de necessidade. Durante sua busca para recuperá-lo, ele conhece muitos personagens com personalidades e motivações amplamente variáveis que o ajudam em sua busca, incluindo: Estelle, uma nobre protegida; Karol, uma jovem membro da guilda; e Rita, uma mago que estuda blastia – só para citar alguns. Evitando entrar em detalhes específicos da história, a história cresce e evolui de várias formas inesperadas ao longo do tempo. Enquanto a história começa um pouco devagar, uma vez resolvido o conflito inicial de recuperar o núcleo de blastia roubado, a história evolui para algo verdadeiramente grandioso. Tales of Vesperia: Definitive Edition é um jogo autônomo que pode ser iniciado por alguém que nunca jogou a franquia e sem experiência prévia para a série Tales. Embora houvesse alguns materiais produzidos, como um filme de animação que serve como um prequel para a história de Vesperia, é completamente suplementar ao jogo.
8 personagens jogáveis
Todos reconhecem Final Fantasy como a série JRPG baseada em turnos mais famosa, mas ao longo dos anos a série Tales se mostrou a série de ação JRPG mais proeminente. Tales of Vesperia: Definitive Edition carrega bem esse legado e, no momento de seu lançamento, adicionou muita profundidade ao combate que o tornou muito melhor. Um jogador habilidoso irá encadear grandes combos usando várias artes (movimentos especiais) e habilidades para causar dano e parecer chamativo ao fazê-lo. Quando você sabe o que está fazendo, isso é realmente muito divertido. As lutas contra chefes podem ser especialmente desafiadoras e, ocasionalmente, frustrantes graças à inteligência artificial que faz escolhas questionáveis, mas, em última análise, com uma boa estratégia, você pode enfrentar cada uma delas e essa vitória será maravilhosamente conquistada.
Por mais divertido que o combate possa ser, há pontos depois da nona ou décima batalha em que ele pode se tornar irritantemente impensado, especialmente no início do jogo. Os tipos de inimigos são variados o suficiente, mas como você estará controlando um personagem na batalha, o combate acaba se resumindo a simples mashing de botões em vez de estratégia. Em JRPGs baseados em turnos, o jogador tem a chance de experimentar e aproveitar as habilidades de cada personagem, o que sempre me deu algo para esperar ao subir de nível. Com o Tales of Vesperia: Definitive Edition, cada personagem recebe seu próprio conjunto de habilidades arte ao subir de nível, mas eu nunca consigo experimentá-las em concerto, porque eu só posso controlar um jogador enquanto o resto é AI. Isso tira a diversão do nivelamento, e me faz sentir como se estivesse perdendo um elemento chave para o sistema de batalha quando eles adquirem habilidades únicas que eu não posso usar a menos que eu mude manualmente para eles antes da batalha.
Como um novo jogador da série Tales, o combate em Tales of Vesperia: Definitive Edition levou muito tempo para se acostumar. No começo, parecia que os controles eram complicados e um pouco rígidos e pesados demais. Isso levou a uma grande dificuldade com as lutas contra chefões, já que a oportunidade de se acostumar a combater entre esse tempo é um pouco limitada.
Em termos de desempenho comparado ao original, Tales of Vesperia: Definitive Edition é um pacote muito mais bonito do que nunca. Os gráficos parecem nítidos e claros no Switch, tanto no modo docked quanto no handheld. As texturas são suaves e vibrantes, e os modelos de personagens parecem elegantes também. O jogo roda a 30 quadros por segundo em quase todos os lugares, exceto em batalhas que acontecem aos 60. No entanto, experimentei quedas ocasionais enquanto explorava o mapa do campo.
Outro ponto importante é que Tales of Vesperia: Definitive Edition está totalmente localizado em PT-BR, com menus e legendas, isso é essencial para os fãs Brasileiros da franquia
Esta foi a primeira vez que passei uma grande quantidade de tempo com a franquia Tales, e acho que eles encontraram um novo fã. Tales of Vesperia: Definitive Edition é um jogo fantástico que se encaixa perfeitamente em consoles modernos, especialmente no Switch. Pode ser um jogo longo e complicado, que às vezes parece uma luta entre o combate monótono e a comédia de revirar os olhos, mas acaba por triunfar através da sua história, atitude jovial e elenco de personagens.