O Nintendo Switch possui suas próprias versões de alguns dos icônicos controles dos consoles passados, como é o caso do NES, SNES, Nintendo 64 e até do Mega Drive. Todos eles são acessórios ligados ao serviço Nintendo Switch Online, que disponibiliza uma variedade de jogos antigos para seus assinantes.
De acordo com novas descobertas de dataminers, o Switch pode receber suporte inesperado a um acessório bem específico: o mouse do Super Nintendo. No aplicativo do SNES, já era possível encontrar códigos direcionados ao periférico desde o começo, mas após a última atualização, esses códigos sofreram alterações pesadas.
Um dataminer conhecido como LuigiBlood aponta que agora o aplicativo suporta o mouse nas duas “entradas” de controle, além de incluir diversas melhorias que tornariam seu uso viável no sistema. É improvável que a Nintendo lance algum acessório que torne o mouse original utilizável no Switch, então a teoria mais provável seria o lançamento de uma versão sem fio modernizada e específica para o console.
O mouse do SNES é compatível com uma variedade interessante de jogos, incluindo Mario Paint (que já vinha incluso com o acessório) e Mario & Wario, lançado exclusivamente no Japão. De todo modo, é improvável que os brasileiros tenham fácil acesso ao recurso, já que os controles do Nintendo Switch Online são vendidos apenas nas lojas oficiais da empresa – ou seja: nos Estados Unidos, Europa e Japão.
Na última quarta (18), a Nintendo lançou mais quatro jogos na sua biblioteca virtual do SNES: Battletoads & Double Dragon, Kunio-kun no Dodgeball da yo Zen’in Shugl, Cosmo Gang: The Puzzle e Big Run. A assinatura básica do serviço já garante acesso aos títulos de SNES, sem a necessidade de assinar o pacote Expansion Pak.