Em uma sessão de perguntas e respostas com os projetistas do Switch 2, a Nintendo revelou que seu novo console não possui retrocompatibilidade nativa. Os jogos do primeiro Switch vão rodar via emulação, pois o hardware de ambos são incompatíveis.
Kouichi Kawamoto, Takuhiro Dohta e Tetsuya Sasaki (os mesmos que apresentaram a Direct do console) explicaram que houve diversas dificuldades técnicas nesse processo. Caso fosse implementado um emulador totalmente via software, a bateria do Switch 2 iria acabar muito mais rápido que o normal. Por isso, foi necessário encontrar um meio termo entre emulação e compatibilidade de hardware.
Também foi explicado que a intenção sempre foi garantir uma compatibilidade completa entre os dois sistemas, mas devido a essas questões técnicas, não foi possível emular todos os jogos com perfeição. No lançamento do Switch 2, muitos títulos do primeiro Switch já serão compatíveis, mas eles continuarão trabalhando para expandir ainda mais essa biblioteca com o tempo.
Os desenvolvedores revelaram que existe apenas um jogo que não é compatível com o Switch 2, mas não especificaram qual é. Enquanto isso, foi reforçado que alguns títulos podem exigir o uso dos Joy Cons antigos por questões de compatibilidade. Os controles ainda podem ser usados livremente no Switch 2, mas somente por conexão sem fio.
A Nintendo já anunciou diversos títulos do primeiro Switch em versões melhoradas no Switch 2, lançados sob o selo “Switch 2 Edition”. No lançamento do console, que acontece no dia 5 de junho, dois deles estarão disponíveis: The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom.