Em uma nova atualização de suas diretrizes, a Valve anunciou que não irá mais permitir jogos que forcem anúncios aos usuários em sua plataforma, a Steam. Hoje isso é bastante comum em títulos mobile, mas a prática também vem se estendendo para os jogos de PC.
A Valve frisa que nem mesmo a Steam faz esse tipo de coisa com seus usuários, então é justo que os títulos ali presentes sigam a mesma política. Contudo, vincular promoções e campanhas indiretamente ainda é permitido – desde que respeite a regra dos anúncios.
Nesse caso, os jogos ainda podem fazer merchandising de marcas e produtos variados (como patrocinadores, por exemplo), mas sempre de forma natural e encaixada dentro da sua proposta. Os desenvolvedores também podem informar os jogadores sobre promoções relacionadas a itens disponíveis dentro da Steam ou sites relacionados.
A proibição afeta somente o formato de anúncios do mobile, como forçar o jogador a assistir de 5 a 30 segundos de propagandas aleatórias para ganhar alguma recompensa ou poder continuar jogando. A medida entra em vigor desde já.