*Este review foi realizado com uma cópia do game disponibilizada pela EA
Aqui estamos com mais uma tentativa de EA com a serie Star Wars, confesso que no passado eu desejava que outra empresa cuidasse da franquia, pois ela merece jogos de sucesso. E assim então a Respawn Entertainment – os criadores de Titanfall e Apex Legends, abraçaram esse projeto Fallen Order e nos trouxeram uma grande surpresa!
Ordem 66
Situado entre as prequels e a trilogia original, em Star Wars Jedi: Fallen Order você joga como Cal Kestis, um ex-aprendiz de Jedi. Após as tentativas do Imperador de acabar com a religião Jedi com a Ordem 66, esta é uma era que Obi-Wan Kenobi chamou de “tempos sombrios”, anos antes de Luke Skywalker trazer uma nova esperança para a galáxia. A maioria da Ordem Jedi, que já atuou como mantenedora da paz intergaláctica, está morta ou escondida. Cal manteve em segredo em um planeta afastado, trabalhando basicamente em uma especia de ferro velho de naves intergaláticas. Como mostrado no trailer, Cal precisa usar a força para salvar seu companheiro de trabalho, ate que começa a ser perseguido por “Inquisidores” sensíveis a força.
Star Wars Jedi Fallen Order Launch Assets
from fortyseven communications (fortyseven)
Respawn Entertainment/Electronic Arts
Uma grande mistura
Em Star Wars Jedi: Fallen Order nos podemos encontrar uma agradável mistura do que realmente funciona. Logo de cara temos uma jogabilidade apresentada na introdução que nos fazem lembrar os gloriosos jogos de ação e aventura, como Uncharted e Tomb Raider, já pensei, teremos um jogo em “tese” linear e com um combate simples, até que o primeiro contato com o sabre de luz acontece, e a jogabilidade se transforma em Dark Souls com sabre de luz. Cal Kestis é um padawan que teve seu treinamento interrompido graças a Ordem 66, então nos começamos com habilidades basicas com o sabre de luz e com a força, mas com o passar do tempo, vamos desbloqueando novas habilidades. Além dos poderes, o que é bom no combate é sua diversidade. Você não está apenas fazendo uma coisa. Há batalhas com criaturas gigantes, esquadrões de stormtroopers e lutas tensas e individuais com guerreiros habilidosos, esses duelos mano a mano dão uma real dimensão do que é uma luta de sabre de luz em Star Wars.
Fora do combate, há um grande foco na exploração. Em Fallen Order, você viajará para um punhado de planetas, sempre em busca do próximo artefato misterioso. Cada mundo é estruturado como um famoso “Metroidvania” , uma série de áreas interconectadas com muitas portas trancadas e áreas ocultas que só podem ser acessadas quando você tiver a habilidade necessária. Você pode ver uma parede rachada, por exemplo, mas não pode derrubá-la até que Cal se lembre de como fazer um empurrão na Força. Essas são as áreas às quais você deve voltar várias vezes, procurando novos caminhos. Há diversas tumbas e segredos antigos, comuns em jogos de ação e aventura, esse maranhado de elementos misturados funcionam bem em Fallen Order.
Em Star Wars Jedi: Fallen Order existem pontos de meditação, que são equivalentes as famosas fogueiras da serie Souls e Sekiro, quando você morre, você renasce no ultimo ponto de meditação descoberto ou qual você descansou. Nesse ponto de meditação você pode distribuir seus pontos de habilidade e recarregar sua barras de vida, mas em compensação todos os inimigos que você matou, vão ressurgir. Um ponto importante e curioso é que em Fallen Order não tem viagem rápida, ou seja, para retornar a origem dos pontos que é a sua nave de transporte entre os planetas, é preciso retornar todo o caminho, ou um caminho alternativo. Mas isso possibilita a descoberta de passagens secretas, segredos, e novos locais para ganhar pontos de experiência.
Podemos notar que microtransações foram banidas Fallen Order, depois de toda a polemica envolvendo Battlefront 2, a EA decidiu deixar isso de fora. Para obter novos visuais e melhorias durante o jogo ? vai ter que explorar bastante para conseguir desbloquear todos os itens.
Sem sombra de dúvida Star Wars Jedi: Fallen Order é uma ótima opção de compra para aqueles fãs do universo Star Wars e de um combate desafiador cheio de exploração, se a tempo você procura um substituto a altura de Star Wars: The Force Unleashed II agora é o momento de voltar a investir sem medo em um jogo do Star Wars.