Ao longo dos últimos anos, a crescente pesquisa na área de Inteligência Artificial permitiu que a máquina enfrentasse humanos em jogos complexos, conseguindo avanços consistentes. Agora, a DeepMind, uma das mais avançadas pesquisas em Inteligência Artificial no mundo, tem trabalhado arduamente para treinar a máquina para que consiga compreender as complexas mecânicas de StarCraft II, o jogo de estratégia em tempo real da Blizzard.
O jogo apresenta um ambiente perfeito para uma avaliação comparativa pois há diversas variáveis que permitem a avaliação de problemas como planejamento, em como lidar com situações incertas e raciocínio espacial do mapa, exigindo habilidades multitarefas para progredir. Para começar a entender a complexidade do jogo, a máquina foi desafiada a entender as regras básicas do jogo passando a exibir um comportamento engraçado, como atacar o adversário de imediato com trabalhadores. Com esta estratégia, ele teve 50% de aproveitamento contra a I.A. de StarCraft II padrão da dificuldade Insana. Na fase seguinte, o agente assistiu diversas partidas de jogadores reais e assim aprendeu a executar estratégias comuns de macrogerenciamento, além de ser defender de táticas agressivas.
Para demonstrar os avanços da DeepMind jogando StarCraft, no dia 24 de janeiro, às 16:00 (Horário de Brasília), sintonize no canal oficial do StarCraft no Twitch ou no canal oficial da DeepMind no YouTube para conhecer mais sobre os progressos desta pesquisa. Para saber mais a respeito, acesse: https://starcraft2.com/pt-br/news/22871520.