A Square Enix atualizou suas políticas internas, visando proteger seus colaboradores e parceiros de fãs com comportamento abusivo. A partir de agora, a companhia poderá tomar medidas legais contra qualquer pessoa que assediar ou perseguir seus funcionários.
A empresa reforça que a atitude é limitada a indivíduos que excederem qualquer tipo de comportamento socialmente aceitável, independente dos canais que forem utilizados. Em seu site oficial, constam as seguintes informações:
“Existem situações em que alguns clientes agem diretamente ou através dos nossos canais de suporte, ou por grupos de executivos, funcionários e parceiros. Caso a Square Enix determine que um indivíduo agiu de forma que excede um comportamento socialmente aceitável com um dos nossos funcionários ou parceiros, reservamos nosso direito de cessar a prestação de serviços de suporte e nos abster do fornecimento de nossos produtos e serviços.
A Square Enix também reserva seu direito de proteger seus funcionários e parceiros ao tomar medidas legais ou processos criminais mediante à consulta da polícia e/ou de advogados” completa o comunicado.
A atitude da companhia claramente se refere ao ambiente tóxico das redes sociais, onde muitos devs são ameaçados por usuários que apresentam algum tipo de descontentamento com seu produto. Nos últimos anos, esse tipo de situação tem se tornado recorrente, com profissionais do mundo inteiro sendo perseguidos e recebendo até ameaças de morte.
A Square Enix não está sozinha nesse tipo de mudança. Recentemente, a Sega e a Level-5 também adotaram políticas semelhantes em sua operação.