A Sony removeu uma grande quantidade de jogos de qualidade duvidosa da PSN – e tudo indica que está apenas começando. Recentemente, tanto os usuários quanto a imprensa notaram uma infestação de jogos “ruins” e genéricos com artes criadas por IA nas diversas plataformas digitais do momento. A medida aponta que a Sony também está a par da situação.
O assunto ficou em evidência após o IGN publicar uma matéria expondo exemplos de todos os jogos problemáticos que estavam tomando a PSN, a eShop da Nintendo e a Steam. Todos seguem o mesmo padrão: uma imagem de capa gerada por IA, títulos enganosos e screenshots falsas.
De início, a Sony removeu diversos jogos da publisher RandomSpin Games, que já tinha dezenas de títulos do gênero disponíveis na PSN – somente em 2024, foram publicados 35 jogos na plataforma. Alguns ainda podem ser encontrados na loja virtual, mas espera-se que todos sejam removidos gradativamente.
A matéria aponta que a eShop da Nintendo é o local mais apto para apresentar esse tipo de conteúdo, já que eles aprovam qualquer jogo com facilidade. Em alguns casos, eles acabam sendo retirados do ar, mas ainda existe uma quantidade exorbitante de jogos ruins na plataforma do Switch.
Até o presente momento, a Sony foi a única que tomou uma medida a respeito. A Valve não chegou a remover nenhum jogo nessas condições, mas anunciou que passará a banir jogos com anúncios, o que certamente afetará incontáveis títulos do gênero.