Na última terça (29), a saga de Concord chegou a um trágico fim. A Sony anunciou oficialmente que não tem mais planos de relançar o jogo e que está fechando as portas do Firewalk Studios, que foi responsável pelo desenvolvimento do título. A empresa também confirmou que está fechando um segundo estúdio: o Neon Koi, focado em jogos mobile.
A decisão foi anunciada primeiramente aos colaboradores através de um e-mail de Hermen Hulst, chefe da Sony Interactive Entertainment. Posteriormente, a empresa se pronunciou de forma oficial ao público.
“Alguns aspectos de Concord eram excepcionais, mas outros não conquistaram os jogadores, o que nos levou a tirar o jogo do ar. Passamos um tempo considerável nos últimos meses explorando todas as nossas opções; após pensar muito, concluímos que a melhor alternativa é encerrar o jogo permanentemente e fechar o estúdio. Quero agradecer a todos da Firewalk pelas suas habilidades, espírito criativo e dedicação” disse Hulst no comunicado.
“O gênero tiro em primeira pessoa PvP é um espaço competitivo que está constantemente evoluindo e, infelizmente, nós não atingimos nossos objetivos com este título. Aprendemos nossa lição com Concord e continuaremos investindo em nossas capacidades para evoluir nesta área de jogos de serviço” completou Hulst.
Concord foi um dos projetos mais caros do PlayStation Studios nos últimos anos. De acordo com dados divulgados pelo VGC, o jogo tinha um orçamento inicial de 200 milhões de dólares, mas acabou custando o dobro, ultrapassando a marca de 400 milhões. Nas duas semanas em que esteve no mercado, mal conseguiu vender 25 mil unidades – fator que levou a Sony a tirá-lo do ar e reembolsar os jogadores.
Em seu perfil no X (ex-Twitter), a Firewalk Studios postou uma mensagem de despedida relatando toda a sua trajetória desde 2018, quando foi fundada. Sua equipe reforça que está orgulhosa do seu trabalho, independente do resultado final.
A Firewalk tinha cerca de 150 colaboradores. Ainda não foi especificado como o fechamento do estúdio afetará a todos, mas existe a possibilidade de parte deles ser realocada dentro do PlayStation Studios.