De acordo com a Bloomberg, a Sony está trabalhando em um novo console portátil para rivalizar com o Nintendo Switch. O projeto estaria em seus estágios iniciais e visa ser uma espécie de PlayStation 5 portátil, capaz de rodar os mesmos jogos – porém, todos de forma nativa, diferente do acessório PlayStation Portal.
Por se tratar de um projeto recém-iniciado, não existe nenhuma chance desse portátil ser revelado tão cedo – há até mesmo a possibilidade de nunca sair do papel, como reforçado pela Bloomberg. A ideia é disputar o mercado ao lado do sucessor do Nintendo Switch, que será lançado em 2025.
Enquanto isso, a Sony também tem planos de expandir as funções do seu PlayStation Portal. Por enquanto, o acessório consegue rodar jogos exclusivamente via streaming do próprio PS5, mas em breve, será possível rodar alguns títulos selecionados diretamente de servidores em nuvem.
Paralelamente, a Microsoft também já confirmou que está trabalhando em seu primeiro console portátil. Segundo Phil Spencer, o sistema ainda está bem longe de se tornar realidade, mas assim como o projeto da Sony, visa rivalizar com o sucessor do Switch em um futuro nem tão distante.
Esse seria o terceiro console portátil da Sony, caso o projeto se concretize. Sua estreia nesse segmento foi com o PSP – um sucesso massivo, vendendo mais de 81 milhões de unidades pelo mundo. Já seu sucessor, o PS Vita, não teve tanta sorte, vendendo apenas 16 milhões em todo o seu tempo de vida.
O fracasso do Vita levou a Sony a sair do mercado de portáteis, focando apenas em consoles domésticos. Desde então, a Nintendo dominou a categoria com o Nintendo Switch, que já vendeu mais de 146 milhões de unidades e atualmente ocupa o posto de terceiro console mais vendido de todos os tempos.