A empreitada da Sony na onda dos jogos de serviço acaba de sofrer outra reviravolta: mais dois títulos não anunciados foram cancelados. De acordo com a Bloomberg, os projetos estavam sendo desenvolvidos pela Bend Studio (de Days Gone) e a Bluepoint (responsável pelos remakes de Shadow of the Colossus e Demon’s Souls).
A reportagem aponta que o projeto da Bluepoint seria um jogo de serviço da franquia God of War. Já a Bend estava trabalhando em uma nova IP que utilizaria o sistema de mundo aberto de Days Gone em uma experiência multiplayer. Ao que tudo indica, ambos estavam em desenvolvimento desde 2022.
A Sony garantiu que os estúdios afetados não sofrerão nenhum layoff e que, em breve, serão designados com novos projetos. Dos 10 jogos de serviço que a companhia planejava lançar em 2022, restaram pouquíssimos na ativa. Um dos poucos que seguem em desenvolvimento é o da franquia Horizon, que também não foi oficialmente anunciado.
No demais, apenas Helldivers 2 conseguiu emplacar um certo sucesso. Concord ficou marcado como um dos maiores fracassos da história da companhia, enquanto outros projetos foram cancelados no meio do caminho – como foi o caso do multiplayer de The Last of Us – Part 2.
A Sony não anunciou oficialmente nenhuma mudança no seu modelo de negócios, mas a atitude indica que a companhia está reduzindo seus investimentos em jogos de serviço.