O review de Sonic Frontiers foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Sega.
Sonic Frontiers levantou uma série de perguntas quando teve seu trailer revelado meses atrás. Pouco se sabia sobre sua trama, mas já haviam prometido uma jogabilidade nunca antes vista na franquia. Realmente, temos uma jogabilidade bem diferente, mas será que valeu a pena?
Uma história envolvente
Sonic, Tails e Amy estão sobrevoando Angel Island quando caem em pontos separados de uma misteriosa ilha. Sonic descobre que seus amigos estão presos e deverá achá-los e voltar para casa, mas para isso terá que decifrar os mistérios daquele estranho lugar em que caíram, quem é a garota que persegue o ouriço-azul e porque máquinas do Dr. Eggman estão espalhadas naquela região.
Sonic Frontiers tem uma das melhores histórias da franquia. Aqui eles abandonam parte do humor da série para contar uma trama mais dramática, que envolve sacrifícios e momentos mais introspectivos.
A nova adição ao elenco da série é Sage, uma ameaça que surge assim que Sonic chega na misteriosa ilha; a personagem é bem desenvolvida e ganha nossa afeição no decorrer da trama.
Também somos apresentado aos Kokos que de início não sabemos a ligação deles na história, mas descobrimos que eles tem uma ligação importante com o passado do cânone da história.
Tudo na trama tem um tom de despedida e melancolia, e promete grandes mudanças para o futuro do ouriço azul. Mas confesso que é difícil levar a sério uma história dramática onde temos furrys coloridos.
A tal nova jogabilidade
Em Sonic Frontiers temos algumas novas adições a série, e espero que voltem mais aprimoradas nos próximos jogos. Ao chegar na misteriosa ilha Sonic adquiri um novo poder que permite deixar um rastro azul enquanto corre e assim causar dano aos inimigos. Essa habilidade é bem divertida para o combate e muito útil para resolver puzzles.
Os combates não consistem mais e só pular na cabeça dos inimigos, muitas vezes o Sonic vai precisar usar sua nova habilidade e combinações de novos golpes para desarmar os inimigos e assim ataca-lo e esse novo combate é a parte mais divertida do jogo.
As habilidades do Sonic são compradas de acordo com os pontos que ganhamos ao destruir inimigos. Não existe uma vasta lista de habilidades, mas o que o jogo oferece é o suficiente para entreter os jogadores.
Lutas Épicas
Sonic Frontiers, mudando o combate que já era pré-estabelecido pela franquia, nos permite ter lutas ainda mais épicas. Principalmente contra os chefes e titãs.
Os chefes são inimigos maiores que vão necessitar de uma estratégia um pouco mais elaborada para serem vencidos e cada ilha tem ao torno de dois ou três chefes inéditos para derrotar. Posteriormente eles retornam ao mapa e você pode combate-los novamente. Vencendo-os vocês ganham peças de engrenagem que vão ajudar o Sonic a progredir na história.
Os titãs aprecem no final de cada ilha, e são os principais chefes do jogo, pois estão ligados a campanha principal. O combate é mais linear e acontece quando o Sonic pega todas as esmeraldas do caos para combate-los.
Esses momentos são extremantes divertidos e valem a pena de serem jogados.
O clássico que conhecemos
Para quem gosta da jogabilidade clássica dos jogos do ouriço, temos o ciberespaço. Aqui o Sonic passa por fases clássicas onde devemos chagar do ponto A ao ponto B o mais rápido possível, pegando as argolas vermelhas.
Cumprindo as missões do ciberespaço ganhamos chaves que vão desbloquear as esmeraldas do caos.
Porém, se temos a jogabilidade clássica, também temos erros clássicos. Muitas vezes enquanto deslizamos com o Sonic caímos no abismo sem fim, pois simplesmente somos arremessados para qualquer lugar ao acertar uma mola, ou pegar uma mola ou dando um pulo errado. Algo que sempre acontece nos jogos do ouriço, por conta de sua velocidade que aparentemente nunca conseguiram adaptar de forma satisfatória.
Um grande vazio
Ao prometer uma zona aberta para explorar, muitos acreditavam que teríamos mapas grandes e coloridos ao estilo dos outros jogos do Sonic. Mas isso foi um banho de água fria. Sonic Frontiers apresenta mapas sem inspiração e vazios de certa forma. Sim, você vai ter inimigos para destruir e chefes que você pode enfrentar a qualquer momento, mas toda ambientação é genérica e sem criatividade. O deserto é só um deserto, a floresta é só uma floresta normal. É como testar o Sonic em uma Unreal Engine mais antiga, pois nem os gráficos do jogo são de chamar a atenção.
Agora com o mundo aberto alguns elementos típicos dos jogos do ouriço ficam estranhos de serem vistos, como por exemplo as plataformas que simplesmente estão ali no mapa como se já estivessem esperando o Sonic aparecer por lá.
Considerações finais
Sonic Frontiers sai da zona de conforto. Pode não acertar em tudo, mas sua nova jogabilidade e uma trama mais séria direcionam a franquia do ouriço azul a um promissor futuro.
Distribuidora: Sega
Desenvolvedor: Sonic Team
Gênero: Aventura e plataforma
Disponível para: Nintendo Switch, PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs
Data de lançamento inicial: 8 de novembro de 2022