*A análise de Sniper: Ghost Warrior Contracts foi feita com uma cópia do jogo cedida pela CI games.
Sniper: Ghost Warrior Contracts é um game first-person-shooter de ação stealth desenvolvido pela CI games.
O estúdio ajudou a definir o padrão desse gênero e teve tempo para amadurecer a franquia “Sniper”, sendo esse o quinto título da série, consagrada pela câmera lenta que acompanha a bala desde o disparo da arma, até seu impacto sangrento no alvo distraído.
Diferentemente do lançamento anterior, Contracts se distancia da proposta de um extenso mundo aberto em favor de diversos mapas menores em sandbox, similar à direção adotada pelos Hitman mais recentes.
Na verdade, há empréstimos e inspirações o bastante nesse jogo para que os fãs de Hitman sintam-se quase em casa, de tanta familiaridade .
Você joga na pele de Seeker, um mercenário altamente habilidoso operando sob contrato de uma organização obscura. Eles lhe equipam com uma máscara e um traje high-tech – desenhados pra aprimorar e potencializar sua visão e habilidades físicas – e te dão um assistente remoto pra lhe ajudar ao longo dos objetivos das missões.
A história em Contracts gira em torno de um fictício conflito separatista entre Rússia e Sibéria, essa segunda em vias de se tornar uma ditadura militarizada, à que você está sendo pago para desestabilizar.
É um drama militar bastante genérico que cumpre seu propósito e função, mas que nunca tira proveito do potencial de, por exemplo, oferecer mais variedade no visual dos locais.
Todos os personagens são extremamente caricaturados e Seeker, quando não está completamente desprovido de qualquer personalidade, faz comentários que miram no alvo do humor sarcástico, mas só acertam em cheio mesmo no constrangimento. Porém, o que o personagem não tem de poeta quando fala, tem de artista quando quando cala e aperta o gatilho. E aí sim, o jogo brilha.
Dentro de uma fase ou mapa, o jogador tem cinco objetivos principais a serem cumpridos, e é bem provável que você leve horas pra completar todos. Então tenha isso em mente quando for começar uma missão.
De modo geral, você terá que assassinar alguém ou alcançar uma determinada localização no mapa, mas na medida do possível, os objetivos podem ser abordados em qualquer ordem.
Seu arsenal de armas e gadgets oferecem bastante variedade, liberdade e frescor quando aplicados à forma como você pode superar esses obstáculos.
Acima de tudo e qualquer coisa, – e ainda bem – usar a sniper é incrivelmente gratificante. A mira dá indicações visuais da distância dos alvos marcados e dos desvios que podem ocorrer com o vento, mas apesar de qualquer auxílio, nunca há a sensação de que os disparos exigem pouca habilidade.
Enquanto isso, rifles e pistolas tornam o loadout mais versátil, para combate em espaços mais fechados, ou pra quando sua posição é comprometida e seu planejamento vai pro brejo.
Me diverti tanto eliminando inimigos usando uma pistola com silenciador quanto usando a sniper. Veio um gostinho da nostalgia de 007: Goldeneye sem perverter nem diminuir a proposta desse jogo de evitar o combate direto na maioria das situações. Até porque, na trocação de tiros, a tendência é você cair bem rapidinho.
Modificações nas armas e gadgets permitem que você estrategicamente elimine ameaças como câmeras de segurança, torretas automáticas e veículos blindados. A quantidade de gadgets que você pode levar a campo é limitada, mas completar missões e desafios adicionais te recompensam com dinheiro e pontos que você pode utilizar para upgrades no seu loadout e para habilitar perks bem úteis, como detecção de minas ou interceptação de comunicações de rádio.
Todos os mods, gadgets, habilidades e perks pareceram ser úteis e balanceados, funcionando muito bem para encorajar o jogador a experimentar diferentes ferramentas e a jogar missões novamente após fazer upgrades que permitam completar objetivos opcionais.
Por conta da ambientação Siberiana, a maior parte dos mapas é visualmente bastante semelhante. Mas as áreas dos penhascos e a parte costeira são especialmente bonitas.
Os movimento do personagem e as animações das armas e equipamentos também são fantásticas e a câmera slow-motion na bala da sniper é um clássico da brutalidade gratuita que mora entre o sádico e o cômico, e não me cansa nunca!
O jogo deixa que o gameplay FPS de primeira linha faça todo o trabalho pesado ao longo da aventura. O design dos mapas menores exigem deliberação e ação estratégica e proporcionam momentos de muita tensão, extremamente desafiadores e divertidos.
Sniper: Ghost Warrior Contracts já está disponível para PS4, XBOX e PC.