A imersão em mundos misteriosos, perturbadores e cheios de enigmas sempre foi uma característica marcante da franquia Silent Hill. No entanto, o mais recente capítulo dessa série lendária, Silent Hill Ascension, promete uma revolução na forma como experimentamos as narrativas dos jogos.
Antes da estreia de Silent Hill Ascension, a Game Informer teve a oportunidade de conversar com o desenvolvedor Genvid para entender o que exatamente este título representa. É uma experiência nova? Uma série de TV interativa? Uma narrativa dirigida pela multidão? A resposta é um pouco de tudo isso, e muito mais.
Uma Experiência Diferente
Chamar Ascension de um jogo pode ser um equívoco. Embora haja um elemento interativo, você não estará segurando um controle em suas mãos para tomar decisões no sentido tradicional. Em vez disso, os espectadores baixarão o aplicativo Silent Hill Ascension em seus dispositivos móveis ou PCs (com uma opção para PlayStation para assistir, mas não para participar ativamente). A experiência começa com uma sequência mais curta que contém escolhas. Os participantes então votam em suas decisões, e essas escolhas ditam o que acontece no episódio completo, que tem uma duração de cerca de 45 minutos e será lançado posteriormente.
Interatividade em Primeiro Plano
A interatividade é o coração de Silent Hill Ascension. Dentro do aplicativo, os jogadores também poderão resolver quebra-cabeças inspirados em Silent Hill para ganhar pontos de influência (IP), que eles aplicarão nas decisões que mais os intrigam. Importante notar que esses pontos de influência não podem ser comprados, tornando o jogo mais equilibrado e justo.
A monetização do jogo ocorre por meio de opções de chat que podem ser usadas durante episódios transmitidos ao vivo, bem como opções de personalização de avatar. A cereja no topo do bolo é que seu avatar pode até mesmo ter a chance de aparecer no programa como um personagem secundário. Essa abordagem lembra os jogos baseados em histórias da Telltale, o que faz sentido, uma vez que uma grande parte da equipe de desenvolvimento tem experiência na Telltale.
Um Enigma na Linha do Tempo de Silent Hill
Para os fãs de Silent Hill, a grande pergunta é onde Ascension se encaixa na rica história da série. Jacob Navok, CEO da Genvid, esclarece: “Estamos antes de muitos dos eventos que acontecem de propósito. No início de Ascension, a seita Foundation aqui na Pensilvânia está muito ativa. Tipicamente, em um jogo de Silent Hill, você está lá depois que a seita já foi para o inferno. Você entra naqueles quartos e há sangue nas paredes e notas lá, e você deduz o que aconteceu. Mas você viu que a seita está muito ativa, aquele quarto está limpo… até que o monstro aparece.”
A linha do tempo dos jogos de Silent Hill sempre foi um tanto vaga, mas Navok confirma que a história de Ascension se desenrola ao longo de muitos meses e que pode ser considerada uma sutil prequel. É uma história original no universo de Silent Hill que não necessariamente se conectará com o que virá a seguir, especialmente porque os espectadores decidirão o progresso da narrativa.
Múltiplos Finais e Produção Inteligente
Silent Hill Ascension promete uma quantidade impressionante de finais possíveis, mas vale ressaltar que muitos dos momentos introdutórios da história já foram pré-produzidos. A equipe está trabalhando cerca de quatro semanas à frente e, à medida que certas opções não precisam ser animadas, elas simplesmente não são incluídas. Isso permite uma narrativa dinâmica e flexível que se adapta às decisões do público.
Uma Questão de Identidade
É importante observar que, embora a abordagem de Silent Hill Ascension seja inovadora, há preocupações sobre como ela se alinha com o ethos tradicional da série. Silent Hill é conhecido por suas histórias pessoais e introspectivas, explorando os demônios internos dos personagens que ganham forma física. A série é marcada por seu silêncio e atmosfera perturbadora, o que levanta dúvidas sobre como a experiência será recebida pelos fãs mais tradicionais.
No entanto, a curiosidade sobre o jogo é inegável. Se bem-sucedido, Silent Hill Ascension poderia estabelecer um novo modelo para narrativas de jogos de vídeo-game altamente participativas. Jacob Navok, da Genvid, enfatiza: “O mais importante para mim é que o público vai criar um cânone. Em um jogo da Telltale, todo final é igualmente válido porque você é o jogador. Isso não é o caso aqui. Estamos construindo uma série de televisão. Esta coisa se consolidará quando for escolhida.”
Silent Hill Ascension está pronto para desafiar as convenções do mundo dos jogos, oferecendo aos jogadores e espectadores uma experiência inovadora e interativa. A questão que permanece é se essa revolução será bem recebida pelos fãs e se ela abrirá portas para futuras narrativas dos jogos de vídeo-game. Teremos que esperar até o lançamento para descobrir.