Em novo episódio do podcast Easy Allies, o ex-executivo da Sony e lenda do PlayStation, Shuhei Yoshida, se mostrou decepcionado com o próximo console da Nintendo, o Switch 2. Para Yoshida, o fato da gigante japonesa apostar apenas em um upgrade de hardware do seu console atual indica que a companhia está “perdendo sua identidade”.
Yoshida defende que a Nintendo sempre foi famosa por ir na contramão da indústria de games, priorizando inovações ao invés de um hardware muito requintado. Contudo, o fato de terem investido no mesmo console com melhorias técnicas indica um modelo de negócios muito semelhante ao visto na concorrência.
“Para mim, eles sempre buscaram criar novas experiências, desenvolvendo hardware e games juntos para esse fim. Mas o Switch 2, como todos previmos, é apenas um Switch melhor, não é? Ele tem uma tela maior, um processador mais poderoso, alta resolução, 4K e 120 fps. Eles até mesmo colocaram o responsável pelo hardware à frente da apresentação, assim como as outras plataformas fazem!”
“Só por ser um Switch melhor, a premissa central do Switch 2 é “nós fazemos tudo melhor” e isso é algo que todas as outras companhias fazem o tempo todo. (…) Eu pessoalmente fiquei um pouco desapontado porque eles não decepcionaram a todos, todo mundo queria esse Switch aprimorado no Switch 2″ explica Yoshida.
O Switch 2 dividiu opiniões, mas no geral, foi muito bem recebido pela comunidade. Levando em consideração o sucesso do console anterior (que está prestes a se tornar o videogame mais vendido de todos os tempos), era de se esperar que a Nintendo seguisse por um caminho mais seguro e previsível.
O Switch 2 será lançado mundialmente no dia 5 de junho e, até o momento, tem gerado certa polêmica em torno dos preços elevados e da pré-venda, que acabou sendo adiada nos Estados Unidos devido às novas tarifas. Já no Brasil, não há informações sobre preços ou previsão de quando a pré-venda será iniciada.