Vivemos em uma época em que todo mundo só tem olhos para Persona – e não é para menos! Nunca foi tão bom ser fã dessa franquia quanto agora, mas não podemos ignorar suas origens. Para quem caiu de paraquedas nesse mundo, Persona é um spin-off de Shin Megami Tensei, que é tão popular quanto. O problema é que sua série principal costuma dar as caras somente uma vez a cada dez anos, então todo lançamento de um novo SMT é um verdadeiro evento.
A última entrada da franquia foi Shin Megami Tensei V, lançado em 2021 exclusivamente para Nintendo Switch. Como de costume, o jogo superou expectativas e se tornou o favorito de grande parte da fanbase, mas a Atlus certamente não iria parar por aí. Chegou o momento de experimentar sua versão completa, que finalmente está estreando nas demais plataformas com direito a conteúdo inédito!
Vingança
Shin Megami Tensei V: Vengeance compila todo o conteúdo do jogo original com um pacotão de novidades. Logo no menu principal, temos à disposição duas opções: Canon of Creation e Canon of Vengeance. A primeira seria a experiência original que, até então, era exclusiva do Switch. Ao escolhê-la, você jogará toda a campanha sem nenhuma alteração, então quem já jogou o original pode ignorá-la.
Já o Canon of Vengeance é o modo que traz as novidades do relançamento, consistindo na mesma campanha com uma série de mudanças. Quem jogou o SMTV no Switch pode entortar o nariz aqui, já que somente a história do jogo já alcança facilmente umas 50 horas de jogatina – podendo chegar na casa das 70 ou 80 horas, caso você seja do tipo que se importa com sidequests.
Podemos dizer que a primeira metade do jogo está praticamente idêntica à versão original, então as coisas demoram para seguir um rumo diferente. A segunda metade será uma experiência totalmente nova, então vou me limitar a dizer apenas isso para não estragar a surpresa de ninguém. De qualquer forma, é recomendável até para aqueles que não jogaram o anterior já começar pelo Canon of Vengeance.
Dentro dessa nova campanha, existe uma infinidade de sidequests novas e uma dungeon inédita chamada Shakan. A variedade de entidades adicionadas ao jogo não é lá essas coisas, com destaque somente a três seres da mitologia africana; contudo, eles compensaram esse detalhe com uma adição muito legal à nossa party, agora permitindo recrutar ninguém menos que Demi-fiend ao grupo – isso mesmo, o protagonista de Shin Megami Tensei III.
Novas possibilidades
Para quem não perde uma oportunidade de pegar um trabalhinho extra, Shin Megami Tensei V: Vengeance traz uma boa variedade de sidequests inéditas, incluindo algumas que possuem um certo “limite de tempo” para serem concluídas (ao avançar em um certo ponto da história sem cumpri-las, você fracassa). Novas missões em que controlamos entidades também foram adicionadas, então o jogo está bem mais diversificado nesse quesito.
Anteriormente, o level máximo dos nossos personagens era 99, mas agora podemos chegar até o level 150 com a possibilidade de redistribuir os pontos de habilidade. Algumas mudanças leves também foram acrescentadas na jogabilidade, incluindo a opção de usar novas entidades como navegador e uma atualização interessante na habilidade Estoma, que pode ser utilizada para evitar batalhas; agora essa skill utiliza apenas a energia da barra de Magatsuhi ao invés de MP, mas em contrapartida, recebe algumas limitações de acordo com a fase da lua.
Por fim, temos a adição do Virtual Trainer, um espaço onde podemos repetir as batalhas contra chefes, além do modo Godborn, uma terceira opção para aqueles que terminarem a campanha do Vengeance. Na prática, não muda muitas coisas, contando com os mesmos efeitos do modo Reborn, porém com inimigos ainda mais fortes, proporcionando um desafio interessante para quem ainda estiver querendo mais.
Em suma, são bastante novidades para se aproveitar nesta nova versão. Porém, ainda acho um grande problema ser necessário praticamente rejogar o game para ter acesso a esses recursos. Shin Megami Tensei não é uma franquia conhecida por ser curta e nem menos fácil, então serão dezenas de horas de jogatina necessárias para finalmente chegar na parte que mais interessa. É compreensível que aqueles que estiverem voltando para o jogo podem se sentir desanimados.
Por outro lado, o desempenho do jogo no PS5, Xbox Series e PC dá uma cara totalmente nova ao título. Quem jogou no Switch provavelmente se sentiu bem incomodado com o desempenho instável do jogo, que frequentemente apresentava um framerate bem abaixo da média. Nos outros consoles, ele está rodando perfeitamente bem e com uma taxa de quadros infinitamente superior, proporcionando uma experiência definitiva.
Dito isso, reforço que Shin Megami Tensei V: Vengeance é uma excelente pedida tanto para veteranos quanto para novatos, mas não podemos negar que aqueles que forem jogar pela primeira vez tirarão muito mais proveito de tudo que ele tem a oferecer. Muitos podem não se sentir motivados a encarar a campanha do zero mais uma vez – mas de uma forma ou de outra, continua sendo um jogaço!