De acordo com o Polygon, a Sega of America está sendo processada pelo compositor Johnny Gioeli, autor da música ‘Live and Learn’ de Sonic Adventure 2. O músico está acusando a empresa de não lhe pagar os devidos direitos da canção há mais de 20 anos, alegando que a Sega possui apenas os direitos da letra e não da melodia.
Gioeli afirma que detém os direitos da composição e melodia, alegando que não estava ciente do uso de ‘Live and Learn’ em diversos outros jogos – que já apareceu nos relançamentos de Sonic Adventure 2, Sonic Generations, Yakuza 4 e até em Super Smash Bros. Ultimate.
No processo consta que a gravação original está creditada ao Crush 40, banda da qual Gioeli é vocalista e compôs a canção em questão. A Sega possui uma parceria com o grupo que já dura mais de 20 anos, onde eles permaneceram criando novas faixas para seus jogos e também participaram da orquestra comemorativa dos 30 anos do Sonic, realizada em 2021.
O advogado de Gioeli visa uma compensação de mais de 1 milhão de dólares para o músico, sendo 500 mil por infração contratual e outros 500 mil por royalties não pagos ao longo dos anos. Em declaração concedida ao Polygon, Gioeli reforça que não deseja prejudicar sua relação com a Sega, apenas chegar a um acordo justo para ambas as partes.
“Não tenho nenhum comentário além de que desejo continuar mantendo uma bela parceria com a Sega a longo prazo. Não quero que os fãs tirem conclusões precipitadas ou percam as belas memórias que temos coletivamente com a música. Eu acredito e espero que tenhamos um acordo pacífico e justo” comentou o compositor.
Curiosamente, ‘Live and Learn’ também está presente no filme Sonic 3, que chega aos cinemas brasileiros em 25 de dezembro. Contudo, Gioeli afirma que a Paramount fechou um acordo com ele previamente e que o estúdio possui os direitos legais para utilizar a canção como desejar.