A review de Scars Above foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Prime Matter.
Ficção científica e mistério
Em Scars Above assumimos o controle da Dra. Kate Ward, uma das integrantes da equipe Scars, dentro da nave espacial de pesquisa, Hermes.
Depois de muitos anos fazendo a pergunta “Estamos sozinhos no universo?” uma estrutura gigantesca em forma de pirâmide, chamada de Metaedro, entrou na atmosfera da Terra, trazendo mais perguntas do que respostas.
Coube aos tripulantes da Hermes investigar, mas ao chegar próximo da estrutura Kate tem visões e flashes de acontecimentos misteriosos. Ao recobrar a consciência, Kate acorda em um planeta estranho com todos os seus companheiros de equipe desaparecidos e com um campo aberto à sua frente. Guiada por uma aparição alienígena, cabe a protagonista encontrar seus companheiros e saber onde e quando ela foi parar.
Como todo bom jogo de suspense e ficção científica, Scars Above, traz uma trama bem envolvente e um mistério que, antes de ser resolvido, vai levantando mais perguntas ao longo da campanha.
Jogabilidade simples, mas bem feita
A jogabilidade é bem simples. Antes de tudo, trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa, com leves elementos de terror psicológico e soulslike. O que chamou minha atenção positivamente foi como as armas são afetadas pelo terreno e pelas condições climáticas, por exemplo, se estiver chovendo ou você for atacado por uma das muitas criaturas encontradas na água, é melhor usar a munição elétrica, pois isso as machucará mais; se você estiver enfrentando um inimigo em cima de um lago congelado, usa a arma de calor ao seu favor, e assim por diante.
Scars Above tem alguns puzzles, mas são bem tranquilos de resolver, embora exista um ou outro que realmente vai dar trabalho, pois envolve mais tentativa e erro do que realmente saber o que deve ser feito.
Exploração
Temos quatro áreas principais, com biomas distintos, que você explorará durante suas mais ou menos 15 horas de jogo: um pântano, um lago, planícies gramadas e uma estrutura alienígena. Cada local tem suas características distintas, apresentando algumas criaturas exclusivas de cada região.
Espalhados por todas as áreas de Scars Above, há muitos itens colecionáveis, como cubos de conhecimento que são uma forma de ganhar experiência, arquivos de áudio deixados pelos membros da sua tripulação e plantas usadas para munição e fibra. A fibra é usada para criar estimulantes de cura ou proteger Kate contra toxinas. Também é usado para criar baterias para escudos de energia e outras armas.
Reunir os cubos de conhecimento, assim como escanear e matar criaturas caídas pela primeira vez, permitirá que você melhore as habilidades de Kate, como resistências e aprimoramentos de armas. Existem duas árvores de habilidades no total que podem ser preenchidas, uma para seus satatus e outra para melhorar no uso de armas e equipamentos.
Existem também áreas onde você, como cientista, deve escanear flora e dispositivos interessantes encontrados no mundo que o ajudarão a aprimorar suas próprias ferramentas.
Um soulslike facilitado
Quando se trata de enfrentar as criaturas maiores do mundo, a maioria delas será uma questão padrão de localizar o ponto fraco e descobrir como você pode usar as ferramentas à sua disposição para atingir os pontos fracos.
Na primeira vez que você luta contra algum dos inimigos maiores é o encontro mais difícil e, na próxima vez que você os encontra, eles são nerfados. Isso não quer dizer que o combate será fácil, até porque outras criaturas também estarão atrás de você. E se você morrer
O recurso de salvamento do jogo vem na forma de pilares espalhados pelos mapas, e aqui temos o elemento do Soulslike, onde quando você salva, sua saúde e recursos são preenchidos ao máximo, mas todas as criaturas reaparecem. Você não precisará coletar nada ou ativar atalhos anteriores. O interessante é que esse pilar faz parte da história geral do jogo e existe uma explicação para ela morrer e voltar.
Considerações finais
Scars Above promete uma aventura de ficção científica recheada de mistérios e isso o jogo entrega de forma interessante e envolvente, em uma jogabilidade bem construída e desafiadora. Uma forte recomendação para quem curte uma experiência single-player.
Distribuidora: Prime Matter
Desenvolvedora: Mad Head Games
Gênero: Ação e ficção científica
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S e PCs.
Data de lançamento inicial: 28 de Fevereiro de 2023