Em entrevista concedida ao IGN, o diretor criativo da Remedy Entertainment, Sam Lake, compartilhou mais detalhes a respeito do seu famoso universo conectado dos games. De acordo com Lake, eles estão “apenas começando” e ainda é muito cedo para falar sobre uma possível conclusão.
“Eu amo aprofundar e expandir a trama. É uma grande oportunidade para pegar os fios que colocamos ali e transformá-los em diferentes ideias. Da forma como enxergamos tudo isso, todo jogo precisa ser aproveitável por si só – mas para nossos fãs, que jogaram os outros jogos da Remedy, queremos colocar bastante conteúdo para que possam descobrir mais sobre aquele universo” comentou Lake.
O universo compartilhado da Remedy foi oficialmente iniciado em Control, mais especificamente em seu segundo DLC, AWE. Desde então, o recente Alan Wake 2 foi o responsável por amarrar várias pontas e conectar todos os títulos do estúdio em uma trama unificada. Até mesmo os jogos mais antigos, como Max Payne e Quantum Break, estão inclusos nessa equação – mas de forma indireta, já que a Remedy não possui os direitos dessas IPs.
O próximo jogo do estúdio será Control 2, que já se encontra em um estágio avançado de desenvolvimento. O segundo DLC de Alan Wake 2, The Lake House, cria uma conexão direta com a sequência, dando uma pequena prévia do que está por vir. A Remedy também está trabalhando em remakes para os dois primeiros Max Payne, mas não se sabe se eles serão oficialmente inseridos em seu universo compartilhado.