O review de Saints Row foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Deep Silver
Anunciado no ano passado, o trailer de Saints Row pareceu não agradar tanto os fãs de velha guarda da franquia, muitos falavam que era uma mistura de Fortinite com GTA Online. Bem, eu nunca concordei com essa visão pessimista que deram ao trailer, para mim tudo que representava Saints Row estava lá: comédia, ação desenfreada, personagens carismáticos e boa música. Antes que levantem as tochas, eu comecei a jogar Saints Row a partir do 3º título, que já trazia todas essas características que falei acima.
Mas o que será que a nova empreitada da Deep Silver e Volition nos trouxe? Já adianto que foi uma mistura de emoções, desde as mais nostálgicas até as mais terríveis.
Uma Nova Origem Para os Saints
Saints Row de 2022 se trata de um reboot, por isso não espere absolutamente nada dos jogos antigos. A ideia do reboot foi bem implementada, fazendo com que toda a campanha funcione como um grande e divertido filme de origem.
Em Saints Row acompanhamos a história de quatro personagens que vivem em Santo Ileso, uma cidade fictícia e cheia de gangues no sudoeste dos EUA, e vão unir suas habilidades para criar sua própria gangue e dominar a toda a região.
O jogo trabalha bem toda essa parte do desenvolvimento do grupo, desde o processo da escolha do nome, a escolha da logo, os primeiros roubos, até a grande acenssão do grupo. Tudo acontece de forma orgânica e divertida, sem deixar de lado os exageros que a franquia adotou desde Saints Row The Third.
Ajudando a Sua Gangue
As missões são divididas em missões de personagens e a campanha principal, e todas são acessadas pelo seu celular. Nas missões de personagens vamos ajudar nossos amigos em algumas situações que vão desenvolver parte da trama deles, e ao finalizá-las liberamos itens para gangue além de alguma melhoria para o personagem que ajudamos na missão. Um prato cheio para enriquecer ainda mais o universo do game e desenvolver os novos rostos da franquia.
Após avançar um pouco na campanha e conquistar seu QG, as missões de história são desbloqueadas depois de você realizar algumas exigências que vão fazer seu personagens explorar o mapa e realizar alguns minigames que funcionam como uma “troca de favores” (já já falo mais deles). As missões de história são divertidas e carregam o humor típico da franquia, por isso se prepare para muito tiroteio e perseguição.
Saints Exploradores
O mapa desse novo Saints Row não é grande se comparado com outros jogos do gênero de mundo aberto, o que vai decepcionar muita gente. Além de pequeno não traz biomas diferentes, sempre estamos em um deserto onde a área urbana é bem pequena se comparada com o resto de areia e clima árido que cerca a região.
Entretanto não vai faltar atividades para você realizar no mapa do game. Como dito acima, os minigames funcionam assim, para expandir seu império você precisa realizar alguns “negócios ilícitos” para as pessoas que ajudam a expadir seu império, seja se machucar em acidentes de carros para ajudar uma médica a realiza rum golpe no seguro de vida, sumir com provas da cenas de crime entre outros minigames divertidos que vão te dar pontos de experiência e dinheiro.
Além disso, há vários locais de exploração no mapa onde podemos tirar fotos de itens importantes para coloca-los no QG, outros pontos que escondem dinheiro, experiência, brigas com as gangues locais e por aí vai. Acredite, parado você não vai ficar… só se acontecer algum bug (mas já chego lá).
Customização
O que seria de Saints Row sem seu sistema de customização? Para mim é um dos melhores do mundo dos jogos, mas na versão de PlayStation 4 deixou a desejar na textura dos cabelos e nos efeitos de luz e sombra. Entretanto é possível mexer em cada parte do corpo do seu personagem, realizando combinações infinitas.
As lojas de vendas ainda estão espalhadas pelo mapa, e nos permitem criar conjuntos de roupas bem inusitadas.
Um ponto interessante é que agora podemos mudar tanto a aparência física e as roupas do personagem acessando o celular, o que deixa o gameplay ainda mais dinâmico.
A customização também está nas suas armas, onde podemos mudar a aparência delas e melhoras seus status, e nos veículos que você rouba e leva para o mecânico para mudar a lataria e os status do veículo.
Problemas do Cross-gen
A versão usada para a análise foi a de PlayStation 4 e com certeza essa versão não teve o mesmo carinho da nova geração. Aqui o polimento dos bonecos parece mal acabado e a texturização parece inferior a jogos grandes da geração do PlayStation 3 e Xbox 360.
A iluminação tem hora que está clara de mais e depois escura de mais, sempre precisando ser alterada nas configurações do jogos. O mapa está cheio de serrilhados além drawdistance muito curto fazendo com que os gráficos do cenário sejam carregados só quando você está chegando bem perto dele (ou as vezes só bem depois que você chegou no local).
Alguns bugs irritam muito. Durante a jogatina de teste o jogo apresentou erros como pedir para falar com um determinado personagem, mas o mesmo não estava no local; as vezes precisávamos seguir algum veículo, mas o mesmo se matava no trânsito ou se jogava no mar e fazia reiniciar a missão; quando tentei trocar uma peça do QG o jogo simplesmente travou; as vezes quando eu começava o jogo o personagem não carregava com as armas, fazendo ser necessário eu ir até o armário de armas e equipa-las novamente.
Acredito que poderiam ter tratado a versão dos consoles passados com mais carinho, pois a base instalada deles é ainda maior que a de nova geração e muita gente vai testar por eles.
Não Envelheceu Bem
Se tinha algo divertido quando Saints Row The Third foi lançado era sua jogabilidade, mas ao rejogar recentemente dá pra perceber que não envelheceu tão bem e funciona mais como um retrato daquela época. Porém, parece que o novo Saints Row pegou toda aquela mesma jogabilidade e colocou em um novo mapa sem alterar nada, por isso espere por um jogo com a física completamente inexistente, onde uma pequena batida pode fazer seu carro capotar exageradamente, ou um carro pequeno ser capaz de derrubar um ônibus sem muita dificuldade, ou seu carro em alta velocidade destruir coqueiros como se fosse papelão mas não consegue derrubar uma simples grade.
Além dessa física maluca que mais incomoda do que faz graça, a inteligência artificial dos inimigos é praticamente inexistente, sempre vão avançar para cima de você, sem se preocupar com nada, ou buscar um cover.
Os desenvolvedores poderiam ter refinado melhor toda essa parte de dirigibilidade, ação dos imigos e aprimorado a jogabilidade como um todo.
Considerações Finais
Saints Row tem tudo aquilo que os fãs de The Third gostava, traz uma ótima campanha com personagens carismáticos e ótimos momentos, mas problemas técnicos podem atrapalhar a experiência nos consoles da geração passada. Se você quer aproveitar o melhor do título tente jogá-la nos consoles de nova geração.
Distribuidora: Deep Silver
Desenvolvedor: Volition
Gênero: Ação, aventura
Disponível para: PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series X e Series S, Google Stadia, PCs
Data de lançamento inicial: 23 de agosto de 2022