Segundo a IGN, esta semana, a Rockstar notificou a equipe sobre seu pedido de retorno ao escritório, com início previsto para abril, que disse ter a ver com a conclusão do desenvolvimento do GTA 6 “no nível de qualidade e polimento que sabemos que exige”, e para mitigar brechas de segurança. GTA 6 é desenvolvido principalmente na Rockstar North em Edimburgo, Escócia, embora o suporte venha de vários outros estúdios da Rockstar no Reino Unido e no mundo.
Agora, o Sindicato dos Trabalhadores Independentes da Grã-Bretanha, que representa os desenvolvedores de videogames no Reino Unido, criticou publicamente a Rockstar pela mudança e publicou depoimentos de desenvolvedores atuais que alertam que isso afetará significativamente o seu bem-estar.
De acordo com o IWGB, no ano passado, 170 trabalhadores da Rockstar Games no Reino Unido assinaram uma petição contra o trabalho obrigatório de escritório de três dias. Agora, os trabalhadores acusam a Rockstar de “promessas quebradas” e expressaram preocupação com a saúde, responsabilidades de cuidados, condições de vida e um risco aumentado de excesso de trabalho (crise). Alguns trabalhadores disseram que mudaram para longe dos estúdios, o que agora precisaria ser revertido em menos de seis semanas para cumprir as exigências da Rockstar. A Rockstar ainda não comentou.
O IWGB também alega que a Rockstar insistiu que opções flexíveis de trabalho permaneceriam disponíveis em um e-mail para todos os funcionários que dizia: “Este não é o nosso primeiro passo para cinco dias por semana. Ninguém quer voltar à velha forma de trabalhar.” O IWGB prosseguiu alegando que a administração da Rockstar até agora se recusou a se envolver com os trabalhadores sobre o assunto e irá “desligar” o acesso remoto à tecnologia em 15 de abril.
Um funcionário anônimo da Rockstar disse: “Trabalhar em casa tem sido uma salvação para muitos de nós na Rockstar, permitindo-nos equilibrar responsabilidades, gerenciar problemas e nos mudar conforme necessário. Agora, a Rockstar está arrebatando essa confiança sem pensar duas vezes nos trabalhadores que serão mais impactados. Depois de tantas promessas quebradas, tememos agora que a gestão possa estar preparando um caminho para um regresso a práticas tóxicas de “crise”. A liderança sênior precisa repensar sua tomada de decisão imprudente e se envolver com sua equipe para encontrar um acordo que funcione para todos.”
Outro disse: “Como sempre, não houve nenhuma consulta conosco, com as pessoas que essas mudanças mais afetam. Uma das minhas preocupações é ser forçado a trabalhar até tarde no escritório para manter contato com equipes globais, quando antes podíamos fazer logon em casa para participar de reuniões até tarde. Isso significará perder tempo com nossas famílias. Também estou ciente de colegas que têm problemas de saúde que impedem o trabalho de escritório em tempo integral e que agora estão no limbo.”
Durante anos, a Rockstar teve uma reputação notória na indústria de videogames pela brutalidade na produção dos jogos Grand Theft Auto e Red Dead. No entanto, após o lançamento de Red Dead Redemption 2 em 2018 e as histórias chocantes sobre o custo humano do seu desenvolvimento, os relatos da mídia sugeriram que foram feitas mudanças na cultura da empresa para evitar que o mesmo acontecesse durante o desenvolvimento do GTA 6.
Austin Kelmore, IWGB Game Workers Chair também criticou a Rockstar: “Os trabalhadores do IWGB Game Workers Union da Rockstar estão pressionando por transparência sobre salários e promoções, uma cultura de local de trabalho saudável e inclusiva e equilíbrio entre vida profissional e pessoal centrado no que cada trabalhador precisa. É inaceitável que a liderança da Rockstar tenha voltado atrás na sua palavra repetidas vezes e ignorado os pedidos dos trabalhadores por condições básicas de trabalho.
“Os trabalhadores de todo o setor estão cansados de permitir que os executivos tomem decisões imprudentes e prejudiciais e os trabalhadores da Rockstar estão nos mostrando o início do que está por vir se forem continuamente ignorados. Não há melhor momento do que agora para aderir ao nosso sindicato e pressionar para que esta seja a indústria de jogos saudável e sustentável que sabemos que pode ser.”
A indústria de desenvolvimento de videogames tem lutado com um apelo crescente dos executivos para retornar ao escritório após a mudança radical provocada pela pandemia.
Enquanto isso, GTA 6 deve ser lançado em algum momento de 2025 no PlayStation 5 e Xbox Series X e S.