Esse review foi feito com uma cópia do jogo para Playstation 4, fornecida pela Codemasters.
Para os amantes da Fórmula 1, a Codemasters traz nessa nova versão, todas as emoções da categoria máxima do automobilismo mundial. E, em F1 2019, podemos realizar o sonho (ao menos virtualmente, kkk) de ser um dos poucos e privilegiados pilotos que podem ter o prazer de pilotar esse carros, e não apenas os carros da temporada atual, mas o jogo também conta com diversos carros clássicos, de diversas eras da Fórmula 1.
Se tornando um piloto de F1
A grande novidade dessa versão, no modo mais interessante do jogo, é a inclusão da possibilidade de iniciar a sua carreira como piloto, disputando algumas corridas específicas da Fórmula 2, categoria que antecede a F1. No início do modo carreira, somos convidados a escolher uma das equipes da F2 de 2018, e também a qual escola de pilotos da F1 iremos ingressar, são 3 opções: Mercedes, Ferrari e Red Bull, o que deveria ter uma influencia no decorrer da nossa carreira da F1, mas isso não é exatamente o que acontece, já que ao passar da F2 para a F1, seja qual for o seu desempenho na F2, podemos escolher qualquer uma das 10 equipes da F1 para a próxima temporada.
A customização do nosso piloto é limitada a alguns modelos prontos de rosto, mas podemos também personalizar nosso capacete, macacão e luvas, além do carro usado em corridas no modo multiplayer, todos os itens contam com algumas opções liberadas, algumas para desbloquear com a moeda do jogo, e algumas opções que são compradas com dinheiro real.
Nas corridas da F2, algumas situações são colocadas e temos que saber lidar com isso, cada ação vai ter um desfecho em algumas cenas que são apresentadas entre uma corrida e outra, um aspecto bem legal, que infelizmente fica limitado a nossa curta passagem na F2.
Ao escolher uma equipe para correr na F1, temos que nos atentar aos termos do contrato, pois quanto melhor a equipe, melhores resultados serão exigidos. Eu particularmente escolhi lá no início a escola de pilotos da Red Bull, e quando subi para a F1, assinei meu contrato com a Toro Rosso, o que faria mais sentido num cenário mais real.
A campanha na F1 segue todo o calendário da F1 em 2019, e temos várias opções para deixar nossa carreira o mais próximo do mundo real possível, como duração dos treinos livres, formato da classificação, duração da corrida e a habilidade dos pilotos da I.A., mas muita calma nessa hora, na F1 não basta sentar no cockpit e acelerar, muitos fatores influenciam no nosso desempenho, durante as corridas precisamos ficar atentos a mistura do combustível, carga da bateria do ERS (Sistema de recuperação de energia), temos que cuidar dos componentes do carro que são bastante escassos (e muitas vezes, bem complexos para se gerenciar), seguir os programas de treino que a equipe propõe para assim ganhar pontos de recurso e fazer upgrades nos setores de desenvolvimento da equipe, e a árvore de upgrades é bem extensa, lembrando que ao mudar de equipe, nossos upgrades não nos acompanham, ficam naquela equipe em que eles foram feitos. No início confesso que tudo parece muito confuso, especialmente para quem nunca jogou nenhum dos outros jogos da franquia, mas com o tempo nos acostumamos e tudo fica mais natural.
Alguns aspectos do modo carreira poderiam ser um pouco diferentes para trazer o jogo ainda mais próximo da realidade, por exemplo, se você fizer tudo errado nas primeiras corridas, bater em todas elas e abandonar, você será demitido da equipe em que estiver correndo, mas, ainda assim, poderá escolher qualquer uma das demais equipes do grid, até mesmo Mercedes ou Ferrari, para continuar sua carreira, o que não faz muito sentido pensando no mundo real, o ideal é que alguma equipe, das menores, oferecesse um contrato para que você pudesse continuar a correr e depois de um bom desempenho tivesse a oportunidade de tentar um contrato em alguma equipe maior.
Outro ponto negativo do jogo é a sua dublagem para o português, principalmente a que se refere ao comentarista das corridas, é uma dublagem muito robótica, sem emoção nenhuma.
Outros modos de jogo
Além do modo carreira, existem outros modos para jogar, campeonatos, eventos com carros clássicos e a grande novidade do F1 2019, o confronto das lendas, Ayrton Senna e Alan Prost.
Os eventos com carros clássicos são apresentados ao jogador ainda durante o modo carreira, entre uma corrida e outra podemos ser convidados a participar de alguns desses eventos, mas podemos também acessá-los diretamente pelo menu do jogo, uma adição interessante que oferece ao jogador uma maneira de aliviar um pouco o stress depois de um fim de semana de muita tensão.
Em campeonatos, podemos escolher entre as diversas opções disponíveis, disputar um campeonato completo da F2 ou da F1, campeonatos mais curtos divididos por regiões com corridas em apenas alguns circuitos, e também campeonatos de carros clássicos, para trazer aquela nostalgia aos entusiastas que acompanham a categoria a mais tempo.
O confronto das lendas também é especial, ver dois dos maiores nomes da história da F1 de volta a ação é muito gratificante, com seus carros lendários podemos escolher qual dos dois desafiar em eventos de corrida contra o tempo, desafio de ultrapassagens, entre outros, com certeza um grande acerto da produtora!
O jogo conta ainda com o modo multiplayer, com eventos semanais, liberados apenas aos finais de semana, onde podemos completar todos os treinos, fazer treinos classificatórios que vão definir sua posição num ranking global, e depois fazer a corrida com os demais pilotos pelo mundo todo. Temos também corridas isoladas, com e sem pontuação para o seu ranking de piloto, e a opção de criar corridas online em rede local. O jogo ainda oferece a opção de criar ou participar de ligas dentro do próprio sistema do jogo e ainda escolher em qual região do mundo a liga está baseada, o que facilita a criação de campeonatos para juntar os amigos ou mesmo algo mais sério como vários campeonatos que já acontecem com vários outros simuladores de corrida.
F1 2019 é um jogo obrigatório para os amantes da categoria, e vai proporcionar horas e horas de diversão, seja jogando apenas os modos singleplayer, ou se aventurando em corridas online com outros players ao redor do mundo.