*Este review foi realizado com uma cópia do jogo disponibilizada pela Capcom
Resident Evil Village deixou diversas pontas soltas em sua conclusão, essas que certamente abrirão portas para o nono jogo da série principal, onde possivelmente teremos um fim para o arco dos Winters (e também para a trilogia em primeira pessoa). É claro que não veremos um Resident Evil 9 tão cedo, por isso o conteúdo extra do Village veio em boa hora, pouco mais de um ano após seu lançamento inicial.
Winter’s Expansion é um pacote que adiciona três DLCs ao jogo. A principal delas é Shadows of Rose, sendo a única que expande a história a partir do final da campanha. As demais são apenas o modo em terceira pessoa no jogo base e novidades para o Mercenários, o que já é o suficiente para estender consideravelmente o conteúdo. Por isso, os fãs provavelmente sairão satisfeitos.
Shadows of Rose
Começando pelo prato principal, em Shadows of Rose assumiremos o controle de Rose, filha do Ethan (que agora é uma adolescente com superpoderes). Cansada de ser tratada como um monstro, a garota é persuadida a entrar em um experimento maluco em que, graças a suas habilidades, é possível reviver memórias contidas em uma amostra de Megamiceto (o mofo cujas tramas dos dois últimos jogos giram em torno). Disposta a fazer de tudo para ser uma pessoa “normal”, Rose adentra uma realidade bizarra em busca de cristais que, teoricamente, podem curá-la.
Sinceramente, apenas nesse breve resumo já podemos perceber que a história é bem boba e já aviso que ela não melhora com o decorrer da campanha. No geral, é um DLC bem legal de jogar, pois remete a um estilo de jogo mais semelhante aos remakes dos clássicos e adiciona uma camada de horror bem diferente do que estamos acostumados a ver em Resident Evil. Porém, a história é pouco relevante e não acrescenta nada de útil ao plot, sendo que a única coisa que nos mantém interessados é a escolha do vilão: ninguém menos que o Duke, o vendedor de armas do jogo base – e um dos personagens mais misteriosos do Village.
Em Shadows of Rose, revisitamos alguns dos lugares que já passamos na pele de Ethan, como o Castelo Dimitrescu, por exemplo. A diferença é que não se passa no mundo real, então o DLC tem uma vibe de Silent Hill muito forte, onde viveremos uma realidade distorcida e repleta de terror sobrenatural (o que vai na contramão da proposta original da série). Isso deu mais liberdade para os desenvolvedores adicionarem uma diversidade maior de elementos que, hora vão dar muito medo, hora vão dar bons sustos. O fato de ser em terceira pessoa ajuda a aliviar um pouco, mas o frio na barriga é inevitável.
O gameplay também é bem tático e exige mais fugas estratégicas do que combate, assim como nos antigos. Não teremos muita munição e, mesmo com os poderes de Rose (que podem congelar os monstros por um breve momento), não é tão simples de eliminar as criaturas que cruzam nosso caminho. Por isso, a melhor estratégia sempre é fugir, o que acaba ficando um pouco mais fácil com os poderes da personagem. O restante pode ser resumido em exploração, puzzles, leva e traz de itens e coisas do gênero.
Shadows of Rose pode ser irrelevante em termos de história, mas não decepciona como DLC. Sendo a expansão principal do pacote, é suficientemente satisfatória como extensão do jogo base e ainda ajuda a desenvolver um pouco mais a Rose, que pode ser (ou não) a protagonista da próxima entrada principal da franquia.
Terceira pessoa e Mercenários
Não há muito o que dizer a respeito dos outros DLCs, pois eles são tão simples quanto se pode imaginar. O modo em terceira pessoa funciona surpreendentemente bem na campanha principal, mas não, você ainda não conseguirá ver o rosto do Ethan (o personagem se move junto com a câmera). No geral, é uma forma bem diferente de experimentar os acontecimentos do jogo base, mas o modo clássico em primeira pessoa ainda é infinitas vezes melhor – afinal, o game foi projetado para ser assim.
Já o Mercenários ganhou fases inéditas e três novos personagens jogáveis: Chris Redfield, Karl Heisenberg e a poderosa Lady Dimitrescu. A novidade fica a cargo dos vilões, já que pela primeira vez poderemos entrar na pele deles, mas por alguma razão eles não estarão desbloqueados logo de cara, sendo necessário realizar alguns requisitos para finalmente controlá-los. Achei isso bem desnecessário, mas de qualquer forma, você provavelmente vai experimentar apenas uma meia dúzia de vezes e depois abandonar o modo por completo. Não é o tipo de conteúdo que nos prende por muito tempo.
Dito isso, a Winter’s Expansion já vale pelo Shadows of Rose, então considere os outros DLCs um bônus. Quem gostou do Village certamente vai curtir experimentar as novidades, assim como quem curte os remakes, já que a expansão principal revive seu estilo. É só ir sem grandes expectativas que vai dar tudo certo.