Desenvolvedor: Capcom
Gênero: Survival horror
Disponível para: PlayStation 4, Microsoft Windows e PC
Data de lançamento inicial: 25 de janeiro de 2019
*Este review foi realizado com uma cópia do jogo fornecida pela Capcom
O clássico Resident Evil 2 foi lançado há exatos 21 anos, para os consoles daquela geração. Ele apresentava uma grande revolução se comparado ao seu antecessor, lançado em 1996, e aos jogos de terror da época. No segundo jogo da franquia não ficávamos presos em um só lugar, agora tínhamos outros cenários para explorar, com vários quebra-cabeças, zumbis e claro… sustos!
O clássico Resident Evil 2 foi lançado há exatos 21 anos, para os consoles daquela geração. Ele apresentava uma grande revolução se comparado ao seu antecessor, lançado em 1996, e aos jogos de terror da época. No segundo jogo da franquia não ficávamos presos em um só lugar, agora tínhamos outros cenários para explorar, com vários quebra-cabeças, zumbis e claro… sustos!
Porém o tempo passou e o jogo tornou-se completamente datado, seja pelos seus gráficos, afinal estamos falando da época do PS1 e N64, ou pela sua jogabilidade, que não permitia um movimento mais livre dentro dos cenários.
Com isso, um remake era necessário, e sim, ele ficou espetacular!
Os Zumbis Clássicos!
Antes de começar a campanha devemos escolher se vamos jogar com Leon ou Claire, e saiba que os eventos durante a campanha serão diferentes o que já vai gerar um fator replay bem interessante. Leon estava indo começar indo começar a sua carreira policial na cidade de Raccon City, enquanto Claire foi atrás de seu irmão, Chris Redfield.
Ao começar a aventura já sentimos o gosto do terror e o desespero, pois os zumbis não morrem com apenas um tiro na cabeça. Talvez isso possa incomodar os fãs mais nostálgicos, mas cá entre nós, essa mecânica ajudou a dar mais dificuldade ao game, pois os zumbis já são lentos e acertar a cabeça não é uma tarefa difícil, já que a jogabilidade passou por uma grande reformulação.
Porém, não pense que por serem lentos eles não representem uma ameaça, pois os cenários apresentam ambientes estreitos e alguns com vários zumbis prontos para te matar, já que esquivar deles em lugares apertados é uma tarefa bem difícil.
Uma boa atualizada do que vimos nos jogos clássicos da franquia. Pois mesmo com a mira mais precisa, você deve gerenciar bem sua munição e saber usar com cuidado. Você não vai querer enfrentar um chefe sem ter balas, não é mesmo?
Puzzles e Mais Puzzles
O que seria de um Resident Evil sem seus puzzles sem sentido para pegar itens e abrir portas secretas? Aqui eles continuam com a mesma dificuldade e ainda mais difíceis já que sofreram algumas alterações comparados com o jogo clássico. O que traz um clima de nostalgia, mesmo com mecânicas totalmente novas.
Entretanto, muitas vezes o jogador pode ficar sem saber o que fazer ao achar um item ou chave, o que vai levar ele a explorar o mapa várias vezes.
Trilha Sonora de Arrepiar!
O que seria de um jogo de terror sem uma boa trilha sonora? E nesse quesito Resident Evil 2 acerta em cheio. Os efeitos sonoros espalhados pelos cenários ajudam a causar ainda mais pânico. O som dos zumbis são altos propositalmente para causar susto, e mesmo quando você se acostuma eles ainda causam um certo desconforto. A todo momento ouvimos passos e mais gritos dos mortos-vivos o que causa uma imersão pavorosa incrível.
Entretendo, nada assusta mais que o som do Mister X indo atrás de vocês. Em um certo momento do jogo esse sujeito da foto aparece absolutamente do nada e persegue seu personagem pela delegacia. Ao longe você consegue ouvir o som de seus passos vindo atrás de seu personagem e quando ele aparece sobe a trilha sonora e o desespero.
Considerações Finais
É possível ver o esmero da Capcom em cada detalhe de Resident Evil 2, desde seus efeitos sonoros, jogabilidade aos gráficos espetaculares. A empresa entendeu o que o fã quer da franquia, uma boa história e muito terror. E esse remake consegue trazer tudo isso, misturando o nostálgico com o novo, criando uma obra espetacular. Um dos melhores, se não o melhor remake já realizado.