A review de Remnant II foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Gearbox Publishing.
Tudo é meio confuso
A história do Remnant II é confusa. Em resumo, no primeiro jogo, a Raiz foi derrotada. Mas eles não morreram como todos esperavam, agora o seu personagem, conhecido como Viajante, precisa descobrir o porquê.
Ao explorar os diferentes mundos de Remnant II, os jogadores veteranos podem notar que a HUD teve uma reformulação em relação ao primeiro jogo. As novas telas de interface são fáceis de navegar e o mapa 3D é excelente, facilmente você encontra o seu objetivo e quais áreas ainda não haviam explorado.
O título também permite que você crie seu próprio personagem, mas nada muito elaborado. Não há muitas opções de personalização, mas não faz muita diferença, já que você só verá o rosto do seu personagem no tutorial. Remnant II também permite a criação de personagem exclusivo para o modo Extremo, e como de costume, morrer lá faz você perder esse personagem e acredite, isso é bem fácil de acontecer nos primeiros minutos de jogo, depois do tutorial… claro.
Mas voltando sobre a história, sempre achei o universo de Remnant meio bagunçado e com tantos nomes de personagens, lugares e eventos que me deixou perdido no meio da trama, infelizmente isso se repete aqui. Caso você goste do lore do jogo, então você vai se animar bastante com a campanha, mas caso o contrário, vai se animar bastante caçando monstros.
Partindo para exploração
Remnant II tem uma atmosfera incrível, muito é graças eu seus cenários, efeitos sonoros e música. Cada mundo está cheio de detalhes distintos um do outro, com vários inimigos diferentes e chefes criativos para vencer (vale ressaltar um chefe que eram vários cubos separados). O carinho na criação das fases é notável em cada canto que sentimos vontade de explorar cada parte, e pelos mapas não serem tão grandes a exploração se torna ainda mais gratificante.
Graficamente falando, Remnant II é espetacular, suas criaturas são únicas e junto com os cenários apresentam um bom trabalho de textura e design.
As dicas de áudio adicionam tensão à medida que os minichefes chegam, vale ressaltar que o som é o mesmo do primeiro jogo. Durante o jogo cooperativo, é divertido ouvir os personagens interagindo entre si.
Arquétipos
Os arquétipos em Remnant II passaram por uma revisão. Embora os jogadores possam reconhecer nomes familiares, os arquétipos agora fazem muito mais do que determinar sua armadura e armas iniciais. Os arquétipos iniciais incluem Medic, Hunter, Challenger e Handler.
À medida que você progride, outros arquétipos iniciais podem ser desbloqueados. Existem arquétipos ocultos, desbloqueados conforme você explora e conclui a campanha. Uma vez descoberto, um novo arquétipo fica disponível durante a criação do personagem, dando aos jogadores acesso a diferentes armaduras e armas iniciais. Um excelente fator replay!
Fator replay garantido
O valor de repetição do Remnant II também vai além das opções de construção do Arquétipo. O jogo tem quatro modos de dificuldade: sobrevivente, Veterano, Pesadelo e Apocalipse. O primeiro, Sobrevivente, já é bastante desafiador, mas nada que um pouco de grinding não resolva.
Depois de completar um mundo durante a campanha, o jogador pode iniciar uma sessão do modo Aventura para voltar e explorar esse mundo novamente. É uma ótima opção para completar as dungeons e puzzles aleatórios. Um personagem pode ter uma sessão de Campanha e uma sessão de Aventura ativas por vez.
A jogabilidade geral e a exploração dos vários mapas são ótimas. Os desenvolvedores criaram puzzles divertidos e os chefes bastante desafiadores, mas nada no nível dos jogos da série Soul.
Jogabildiade viciante
O tiroteio de Remnant II é excelente! O Arquétipo escolhido vai definir suas armas iniciais, peças de sua armadura, perícias e vantagens. E tudo isso vai influenciar no combate. Cada arma também pode ter modificadores que traz mais habilidades para as armas, melhorando sua estratégia no combate e não só atirar sem parar nos inimigos.
A experiência online é bastante satisfatória. Embora eu pudesse ver a utilidade do bate-papo por voz, as várias linhas de diálogos dos personagens funcionam bem na identificação de ameaças e na hora de passar informações. Os itens que encontramos no mapa são compartilhados, exceto pela munição.
Considerações Finais
Remnant II melhora muito o que tínhamos no primeiro jogo. A história ainda é confusa, mas a HUD está mais intuitiva, a jogabilidade muito mais refinada e divertida, com um alto fator replay tanto pelo combate quanto pela exploração dos cenários estonteantes que o título apresenta.
Distribuidora: Gearbox Publishing
Desenvolvedora: Gunfire Games
Gênero: Ação, RPG
Disponível para: PlayStation 5, Xbox Series X / S e PC
Data de lançamento inicial: 25 de julho de 2023