Durante a última edição do Awesome Games Done Quick (evento que compila speedruns de vários jogos diferentes), o speedrunner suavepeanut descobriu um bug que permite concluir o DLC The Lake House de Alan Wake 2 de forma bem mais rápida. A Remedy se pronunciou a respeito e afirmou que não corrigirá a falha, deixando-a como um “presente” para os jogadores mais apressados.
Em The Lake House, o jogador deve explorar diferentes andares da instalação usando um elevador. Contudo, ao interagir com os botões pelo lado de fora, torna-se possível ser transportado para o andar desejado sem precisar passar pela animação de espera. Segundo suavepeanut, isso poupa até 30 segundos, mas pode ser complicado de ativar, exigindo que o jogador aperte quatro botões simultaneamente ao interagir com o elevador.
A posição da Remedy em relação ao bug é incomum, já que os devs sempre desejam deixar seus jogos no estado mais perfeito possível – mesmo que signifique eliminar falhas que favorecem os jogadores. No nicho de speedruns, muitos competidores jogam em versões antigas dos títulos, a fim de evitar os patches de correções que eliminam exploits.
Atualmente, o speedrunner suavepeanut detém o recorde mundial de The Lake House, com um tempo de 16 minutos e 34 segundos. Confira seu speedrun na íntegra: