Já tem um bom tempo que circulam rumores de que o próximo grande remake da franquia Final Fantasy seria do nono título, lançado para o PS1 em 2000. Em entrevista ao Video Games on SI, Naoki Yoshida – produtor da entrada mais recente, Final Fantasy XVI – foi questionado a respeito do assunto e sua resposta não foi das mais animadoras.
Yoshi-P comentou que Final Fantasy IX é um jogo muito grande e, assim como o VII, precisaria ser dividido em várias partes caso recebesse um remake. O original do PS1 era composto por quatro discos e trazia uma duração média de 40 a 50 horas, podendo se estender a até 80 horas no caso daqueles que buscassem o 100%.
Para os padrões atuais, essa duração não chega a impressionar, mas considerando que o remake adicionaria uma grande quantidade de conteúdo inédito, é de se esperar que a obra original dobre de tamanho. O produtor ainda comentou que, como uma preferência pessoal, escolheria fazer um remake de Final Fantasy III – que já chegou a ser refeito para o Nintendo DS em 2006.
A abordagem de Yoshi-P enfraquece os rumores de outrora, levando a crer que não existe nenhum remake de Final Fantasy IX em desenvolvimento. A Square Enix nunca havia confirmado que estava trabalhando no jogo, reforçando que, em termos de remake, o estúdio está totalmente focado na terceira e última parte de Final Fantasy VII.
A segunda parte, Final Fantasy VII Rebirth, foi lançada em fevereiro e, por enquanto, segue como um título exclusivo do PS5.