Desde 2023, alguns rumores vêm indicando que The Elder Scrolls IV: Oblivion receberá um remake. De acordo com um suposto ex-funcionário da Virtuos, o jogo estaria sendo desenvolvido na Unreal Engine 5 por um estúdio chinês; enquanto esse primeiro vazamento apontava para um remake, um segundo leak de um documento interno da Microsoft o classificava como um remaster.
Mais de um ano se passou desde então, mas um novo rumor reforçou tudo que foi dito anteriormente. No início do mês, um diretor de arte da Virtuos atualizou seu LinkedIn com um projeto descrito como “um remake não anunciado criado na Unreal Engine 5”.
Um segundo desenvolvedor também compartilhou detalhes a respeito em um site pessoal, o descrevendo como uma versão de Oblivion totalmente refeita na Unreal Engine 5. O dev anônimo alega ter trabalhado no projeto entre 2023 e 2024, sendo o responsável por ter recriado elementos como o sistema de stamina, a HUD e algumas mecânicas como bloquear, se esgueirar, usar arcos etc.
Os relatos apontam que a mecânica de bloqueio foi totalmente repaginada por ser considerada “muito chata e frustrante”, dessa vez trazendo algo mais próximo do gênero soulslike. Diversos outros elementos também são descritos da mesma forma, proporcionando uma boa noção de como o título foi modernizado para uma nova audiência.
Todos esses rumores se juntam a mais um suposto vazamento do famoso leaker NateTheHate, que alega que o remake será lançado em junho deste ano. Contudo, ainda não houve nenhum anúncio ou sequer uma confirmação por parte da Microsoft ou da Bethesda de que esse projeto é real.
The Elder Scrolls IV: Oblivion foi lançado originalmente em 2006 para PS3, Xbox 360 e PC. Apesar de não ter feito tanto sucesso quanto seu sucessor, esse foi o título responsável por estabelecer diversos elementos que consagraram Skyrim como um dos jogos mais aclamados de todos os tempos.