A review de Remnant II foi realizada por uma cópia disponibilizada pela PlayStation
Nos últimos anos, a Sony trouxe alguns de seus maiores jogos exclusivos do PlayStation para PC, como God of War, Spider-man, Uncharted entre outros vários acertos até chegar ao fatídico The Last of Us. Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão é o novo lançamento da PlayStation para os PCs e infelizmente não é perfeito, mas longe do desastre que foi The Last of Us.
Uma curta e divertida viagem
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão traz uma aventura divertida, misturando plataformas, sandbox, com sequências de tiro explosivas e dando aos jogadores todos os tipos de armas para destruir as ondas infinitas de inimigos. O jogo tem um ritmo satisfatório, sabendo misturar os momentos de ação e exploração.
O título traz uma campanha não muito grande e um pós-game pouco mais reduzido que os títulos anteriores. Em cerca de 18 horas você deve conseguir fazer 100% do jogo.
Etrentanto, cada hora jogada é possível ver o esmero aos detalhes que os desenvovlederoes tiveram na criação de cada fase e dos pequenos mapas que podemos explorar. O visual dos personagens também é um grande atrativo, temos desde craituras alienígenas, naves espaciais, robôs, dinossauros, é uma onda de criatividade bem orquestrada, com personagens bem desenhados e animados, se você puder testar nas configurações máximas, parece que está jogando uma animação da Pixar ou da Ilumination.
Não é um desastre, mas…
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi o primeiro grande exclusivo do PlayStation 5, pois muito se falava sobre ele usar ao máximo da velocidade do SSD do novo console da Sony para oferecer uma troca de cenários tão rápida e orgânica que a geração passada não conseguiria processar. Por isso, estamos falando de um título exigente!
O PC que usamos para a review tem 16 gigas de RAM, um processador AMD Ryzen 7 3800X e uma placa de vídeo RTX 2070, uma configuração que poderia rodar o jogo tranquilamente se não fosse um porém, o HD! Pois é, o jogo só podia ser armazenado em nosso HD já bem antigo, e aqui pesou algumas vezes, principalmente quando caímos trocando de dimensões constantemente. O HD não consegue processar os cenário rápido o suficiente, e isso faz o Ratchet ficar parado entre as dimnesões enquanto a próxima carrega, chega a ser cômico.
Rodando com todas as configurações no máximo o jogo apresentou poucas quedas de FPS, mantendo os 60fps em boa parte dos testes. Já quando colocamos tudo no máximo, a queda de FPS era constante, saindo dos 60fps para os 40 ou 30 fps. Vale lembrar também que a temperatura do computador se manteve na média de 75ºC a 80ºC, bem diferente do The Last of Us que chagava a perigosos 95ºC.
Tirando o problema ocorrido na troca de dimensões (já que joguei sabendo que algo assim poderia acontecer por conta do HD), o título apresentou pequenas falhas na hora de carregar os cenários, fazendo com que caíssemos em um buraco infinito, além da dublagem ficar completamente dessincronizada em algumas cutscenes.
A experiência definitiva está no console, porém, mesmo com alguns probleminhas, o port para PC vai divertir quem busca conhecer a franquia já começando pelo melhor jogo dela.
Considerações finais
Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão nem de longe lembra o fiasco do último lançamento da Sony PlayStation nos PCs, mas não traz o mesmo primor técnico que a empresa mostrou em seus outros lançamentos. A experiência definitiva ainda é no PS5, mas para aqueles que só podem jogar em um computador, não conhecem a franquia e buscam um jogo divertido e bonito, é uma boa recomendação.
Distribuidora: PlayStation PC
Desenvolvedora: Insomniac Games, Nixxes Software
Gênero: Ação e aventura
Disponível para: PC
Data de lançamento inicial: 26 de julho de 2023