Nesta terça (10), a Sony anunciou oficialmente o PlayStation 5 Pro através de uma apresentação de 9 minutos. O console terá melhorias em três componentes-chave e será lançado ainda este ano.
Durante a apresentação, Mark Cerny, designer-chefe do PS5, explicou que o objetivo do PS5 Pro é entregar uma experiência de jogo completa, onde os jogadores não precisem mais escolher entre jogar no modo fidelidade ou performance. Usando exclusivos do console de exemplo, foi mostrado que esta nova versão consegue rodar os games em seu potencial máximo e com 60 fps.
As três principais novidades são:
- GPU: a GPU do PS5 Pro será 45% mais potente que a do modelo tradicional, trazendo 67% a mais de Compute Units e 28% de memória adicional. O console será capaz de renderizar gráficos mais rapidamente e com maior suavidade.
- Ray Tracing: a tecnologia ray tracing também foi aprimorada, criando raios de luz e reflexos mais rápidos e dinâmicos. De acordo com Cerny, o processamento desses detalhes pode ser até três vezes maior que do PS5 base.
- Upscaling por IA: o PS5 Pro contará com uma tecnologia exclusiva chamada PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), que utiliza IA para melhorar a qualidade da imagem e deixá-la mais nítida.
Segundo a Sony, mais de 8.500 jogos serão compatíveis com a tecnologia PS5 Pro Game Boost, que melhorará seu visual e desempenho no PS5 Pro. Outros adendos incluem conexão Wi-Fi 7, VRR (Variable Refresh Rate) e resolução 8K em televisores compatíveis.
O PS5 Pro terá a mesma altura do PS5 original, mas uma largura mais próxima do modelo Slim, além de um SSD com 2 TB de armazenamento. O modelo será vendido exclusivamente em uma versão sem leitor de disco, mas a Sony reforça que é possível adquirir o acessório separadamente.
Com preço sugerido de 700 dólares, o PS5 Pro será lançado mundialmente no dia 7 de novembro. Ainda não foram reveladas informações a respeito do preço e distribuição no Brasil.