O chefe da Respawn Entertainment e da franquia Battlefield, Vince Zampella, revelou alguns detalhes do próximo título em entrevista ao IGN. O estúdio está trabalhando em um novo jogo focado em guerras modernas e tudo indica que trará algumas mudanças-chave no multiplayer para deixá-lo “mais focado”.
“Se você olhar para o ápice de Battlefield, temos títulos como Battlefield 3 e 4, onde tudo se passava na era moderna. Acho que precisamos voltar para o núcleo da franquia e fazer tudo maravilhosamente bem. Depois, vemos para onde ir a partir disso” comentou Zampella.
O chefe da Respawn também deu possíveis dicas a respeito do futuro do multiplayer, especialmente se tratando do tamanho dos mapas e quantidade de jogadores por partida. “128 jogadores deixam as partidas mais divertidas? Medir isso a partir de um número não faz sentido. Estamos testando de tudo para descobrir o que é mais divertido. (…) Ao chegar em uma certa escala, os mapas ficam diferentes, então estamos projetando algo mais próximo dos Battlefields antigos. Prefiro ter espaços densos, bem-projetados e realmente legais” disse Zampella.
Também foi confirmado que o sistema de Especialistas foi removido de vez e que o próximo título terá classes à moda antiga. “Não funcionou, não deu certo. Os Especialistas não voltarão e, como as classes fazem parte do núcleo de Battlefield, voltaremos para elas”.
O último título da franquia foi Battlefield 2042, lançado em 2021. Adotando uma temática levemente futurista, o jogo acabou sendo um dos maiores fracassos da série, eventualmente se tornando um dos games mais mal-avaliados da Steam. 2042 foi amplamente criticado em diversos aspectos, indo desde problemas de performance até mudanças negativas no gameplay.
Zampella reforçou que o principal objetivo da equipe envolvida é não repetir os erros do passado. Após a saída do diretor criativo Lars Gustavsson em 2022, a EA reiniciou do zero o desenvolvimento do próximo título, criando a maior equipe já vista em um projeto da franquia. O jogo conta com profissionais da EA Motive, DICE, Criterion e Ripple Effect.
Fora isso, não temos mais nenhum detalhe a respeito do próximo Battlefield – incluindo o título completo e a janela de lançamento. De acordo com Zampella, o anúncio oficial só acontecerá em algum momento de 2025.