Na última quinta (12), o The Game Awards premiou Astro Bot como o Jogo do Ano, consagrando o exclusivo do PS5 como o melhor título de 2024. Nem todos aceitaram bem essa escolha – especialmente o produtor de Black Myth: Wukong e CEO da Game Science, Feng Ji, que claramente não gostou da derrota.
Na rede social chinesa Weibo, ele não escondeu seu descontentamento com o evento e alegou não saber quais critérios são levados em consideração para selecionar o Jogo do Ano. Black Myth: Wukong recebeu dois prêmios no TGA: o de Melhor Jogo de Ação e o de Player’s Voice, que representa o jogo favorito da comunidade por voto popular.
Ji ainda comentou que já estava com o discurso preparado para receber o GOTY há dois anos, tamanha sua confiança em Black Myth: Wukong. Confira parte da sua declaração na íntegra:
“Essa cerimônia de premiação coincidiu com o lançamento de uma atualização relativamente grande. Para mim, esse projeto de sete anos finalmente chegou ao fim.
As quatro indicações de Black Myth: Wukong (Melhor Jogo de Ação, Melhor Direção de Arte, Melhor Direção e Jogo do Ano) forma as primeiras de um jogo chinês. No fim, ganhamos apenas Melhor Jogo de Ação e Player’s Voice – com destaque para o Player’s Voice, que é gratificante.
Contudo, devo admitir que há desapontamentos e arrependimentos, além de uma grande desilusão. Todos os jogos indicados este ano são excelentes, mas eu não consigo entender o critério de seleção para o Jogo do Ano. Eu vim até aqui para nada!
De ontem para hoje, pude notar uma grande insatisfação nos comentários de muitos jogadores – muitos deles expressos de uma forma engraçada e descontraída, o que é hilário. Eu consigo entender esse sentimento e simpatizar com sua tristeza, porque eu sei o que está por trás dessas emoções. Não é dor ou malícia, apenas autoestima e auto-confiança.
É normal ficar um pouco bravo quando você é confiante, mas acaba não sendo reconhecido pelos outros. O discurso para o Jogo do Ano foi escrito há dois anos, mas não foi utilizado.“
Em um ato de retaliação, diversos usuários chineses estão praticando o famoso “review bombing” em Baldur’s Gate 3 – simplesmente pelo fato do CEO da Larian Studios, Swen Vincke, ter anunciado o campeão deste ano. Muitos dos seus comentários não possuem nexo, mas acabam refletindo a repercussão que a premiação tomou mundo afora.