Em entrevista ao SuperPouvoir, o criador da franquia Beyond Good & Evil, Michel Ancel, revelou alguns dos possíveis motivos por trás do desenvolvimento conturbado da sequência. Segundo ele, a gestão por trás do projeto não consegue se entender e isso vem causando diversos atrasos na produção.
“No fim, é tudo uma questão de gerentes cheios de paixão que não se dão bem. Já tem algum tempo que essas pessoas saíram e o projeto conseguiu ficar mais equilibrado com novos líderes. (…) Tenho minha parcela de responsabilidade e deveria ter defendido melhor o projeto, estando mais presente e sendo mais conciliatório com os funcionários” comentou Ancel.
O ex-diretor criativo revelou que o diretor de arte de Beyond Good & Evil 2 insistia em refazer tudo do zero continuamente, enquanto o ex-diretor geral do projeto queria mudar a proposta para um jogo de dungeons geradas progressivamente. Já ele sonhava com uma aventura espacial, quando deu início ao desenvolvimento em 2017.
Ancel também comentou que, mesmo com a intervenção de Yves Guillemot, CEO da Ubisoft, o trio não conseguiu chegar a um acordo. No fim, a direção foi transferida para Emile Morel após a saída de Ancel e, posteriormente, para Fawzi Mesmar em outubro deste ano, já que Morel faleceu em 2023.
Michel Ancel foi o diretor criativo original de Beyond Good & Evil 2, mas abandonou o projeto três anos depois (em 2020) em uma aposentadoria repentina. Posteriormente, diversos relatos de integrantes da equipe de desenvolvimento alegavam que Ancel era um líder tóxico e abusivo, levando vários devs a desenvolverem quadros de depressão e burnout.
O anúncio de um novo diretor confirma que o jogo segue em desenvolvimento, mas provavelmente com um direcionamento muito diferente daquele que pode ser visto no trailer de revelação da E3 2017. Sete anos depois, Beyond Good & Evil 2 segue sem previsão de lançamento.