A review de Pikmin 1+2 foi realizada por uma cópia disponibilizada pela Nintendo.
Após um intervalo de 15 anos, Pikmin e sua continuação finalmente chegam a nova geração. Uma propriedade da Nintendo um tanto quando desconhecida, agora tem seus dois primeiros jogos relançados através de um remaster para o Nintendo Switch , proporcionando a tão esperada oportunidade de vivenciar a experiência de Pikmin, mas será que esse jogo é para todo mundo?
Recolha seus Pikmins
Pikmin 1 + 2 têm como foco o protagonista Olimar, que pousa em um planeta distante e descobre uma espécie peculiar, semelhante a flores, chamada de Pikmin. Olimar e seu assistente, Louie, unem forças com os Pikmin, e os ensinam a combinar habilidades para realizar as tarefas do jogo. A tarefa do jogador é dar ordens aos Pikmin para derrotar inimigos e coletar objetos grandes demais para serem transportados por Olimar. No primeiro jogo, esses objetos são partes da nave do protagonista, que ele precisa reunir para consertar seu foguete e retornar ao seu lar. Já na sequência, o capitão embarca em busca de riquezas para quitar a enorme dívida de sua empresa.
A jogabilidade desses jogos proporciona uma experiência fluida, oferecendo diversão aos jogadores e recompensando-os por administrar seu tempo de forma eficiente. Isso é bem destacado no primeiro jogo, onde Olimar tem apenas 30 dias para encontrar todas as peças perdidas e evitar um final indesejado.
Não demora muito para se familiarizar com a jogabilidade de Pikmin, e as áreas iniciais do jogo servem como tutoriais eficazes para apresentar as mecânicas principais. A partir daí, a única informação nova que os jogadores precisam aprender é como cada Pikmin vai interagir com os objetos de cada fase, e usá-los de uma forma estratégica.
O primeiro título da série Pikmin foi laçado a mais de 20 anos, mas sua jogabilidade não parece envelhecida com o tempo, muito pelo contrário, por ser bastante simples ela envelheceu bem.
A mesma coisa, só que mais complicado
Com Pikmin 1, você têm acesso a 3 tipos de Pikmin, enquanto Pikmin 2 são cinco 5. Esses jogos, juntamente com toda a série, podem ser considerados uma versão mais leve do gênero RTS. Em Pikmin 1, como dito acima, a missão é reunir peças da nave para escapar do planeta, enquanto Pikmin 2 expande essa fórmula ao apresentar tesouros exóticos, como baterias, frutas e outros objetos comuns do dia a dia.
Pikmin 2 também traz uma novidade ao introduzir um segundo personagem jogável, Louie, que possui seu próprio grupo de Pikmin, além de Olimar. Isso cria níveis que exigem a cooperação entre ambos, mas que pode ficar cansativo depois de um tempo, ainda mais se você terminar o primeiro e partir direto para o segundo jogo. O primeiro trazia uma experiência simples, mas que aumentava a dificuldade gradativamente, já o segundo jogo tentou aprimorar a jogabilidade, entretanto fazemos a mesma coisa que o primeiro, só que mais complicado.
Vale falar também que nenhum dos jogos apresenta tradução para o português, o que é um baita erro já que esse remaster tem a intenção de apresentar o título a novos jogadores.
Poderia ser mais bonito?
Pikmin 1+2 chega com uma experiência visual aprimorada. O jogo é executado suavemente a 30 quadros por segundo, entregando toda a ação com qualidade impressionante. No modo dock, os jogadores podem desfrutar de uma resolução de 1080p, enquanto no modo portátil a resolução é de 720p. O destaque fica por conta do suporte completo à tela widescreen, o que significa que os visuais originalmente em 4:3 são preservados sem nenhuma distorção.
No entanto, não espere melhorias gráficas! É importante destacar que a maioria das texturas e modelos são diretamente derivadas das versões originais, com apenas algumas exceções. Infelizmente, mesmo no contexto do Nintendo Switch, é possível notar que Pikmin 1+2 possui uma aparência datada o que não justifica o preço.
Considerações Finais
Pikmin 1+2 é uma coletânea que busca apresentar a série aos novos fãs da Nintendo e preparar o terreno para Pikmin 4. Sua jogabilidade simples envelheceu bem e ainda traz bons desafios, mas a falta de uma tradução e o preço pode não atrair novos jogadores.
Distribuidora: Nintendo
Desenvolvedora: Nintendo
Gênero: Estratégia e aventura
Disponível para: Nintendo Switch
Data de lançamento inicial: 21 de Junho de 2023