A indústria de games sempre foi alimentada por grandes rivalidades. Nos anos 1990, a Nintendo e a Sega disputavam a liderança sem medir esforços; nas décadas seguintes, PlayStation e Xbox assumiram a disputa pelo topo. Contudo, para Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, a “guerra de consoles” já acabou.
Em um bate-papo no podcast XboxEra, ele comentou a respeito das suas novas estratégias de negócio e reforçou que o Xbox não faz mais parte de nenhuma guerra de consoles.
“Eu adoraria ganhar todo o dinheiro de todos os jogos que distribuímos, certo? Obviamente queremos que eles vendam mais na nossa própria plataforma e esse é um dos motivos que torna importante investir nisso. Mas há pessoas que, esteja sua biblioteca no PlayStation ou na Nintendo, gostariam de ver esses jogos disponíveis lá. Eu não estou mais tentando trazer todos para o Xbox” comentou Spencer.
Spencer ainda reforçou a importância que o serviço de Cloud Gaming vem desempenhando em seu mercado, especialmente na Ásia. “Nós não vamos conseguir conquistar essas pessoas com nosso console, então vamos encontrar uma forma que funcione”.
Mesmo com rumores de que a Microsoft estaria prestes a se retirar de vez do mercado de consoles, existem diversas confirmações que provam o contrário. A companhia já está trabalhando no sucessor do Xbox Series e também está projetando seu próprio portátil. Contudo, é fato que seus jogos não serão mais exclusivos da plataforma.