A Bienal do Livro de São Paulo proporciona encontros incríveis como o que tivemos com a autora Anna Martino, especializada em ficção especulativa. O Portal do Nerd teve a oportunidade de conversar com ela e conhecer Senhor Tempo Bom, da série Tempo Pretérito, publicada pela Editora Plutão, e um pouco mais sobre seu trabalho.
Para quem quiser conhecer mais sobre suas obras, a escritora estará em frente ao estande da Amazon KDP durante os dias 11, 14 e 15/09 às 15h.
Começamos perguntando sobre como é trabalhar com obras de ficção especulativa.
Anna deixou claro que sua curiosidade é a responsável por movimentá-la, inclusive explicando sua formação inicial como jornalista, e fazendo com que seu processo busque sempre a exacerbação da realidade. A partir de causos do dia a dia e muita pesquisa, seu trabalho se desenvolve a partir de uma ideia e sua criatividade permite transformar tudo isso numa narrativa ainda mais maluca, assim como sua principal influência, Ray Bradbury. Afinal, trabalhar com fantasia especulativa também é extrapolar o que encontramos ao nosso redor para construirmos o que desejamos.
Como o cenário das suas histórias incorporam suas referências como consumidora de conteúdo?
Anna explicou que suas referências vão fazendo parte e aparecendo ao longo do seu livro. Em Senhor Tempo Bom, por exemplo, a pesquisa realizada sobre os anos 80 serve como base e está integrada à história. Assim como na história, uma enchente de fato aconteceu nessa época, na Zona Leste de São Paulo, e que acabou se tornando o background ideal para ela trabalhar sua narrativa. O próximo livro dessa série, “Saudades do Brasil”, que a autora está trabalhando atualmente, tem conexões com Carmen Miranda e, a partir de uma pesquisa livre por referências e mais informações, sua história vai sendo construída. Assim como seus gostos pessoais servem para enriquecerem os elementos que vamos conhecendo ao longo do livro.
O trabalho para essas novas edições, com arte de capa e elementos gráficos, também conversam com o seu trabalho criativo?
Mesmo com uma imaginação fértil, Anna comentou que prefere contar com apoio do talento artístico de ilustradores, como sua parceria com Nicole Janér, para trabalhar em Senhor Tempo Bom. A artista conseguiu entender a proposta da história com o uso do “tempo” no título e durante a narrativa, assim como a dificuldade em retratar um meteorologista que tem medo de chuva. Sua arte, mesmo numa vitrine digital ou no pinterest, acaba carregando elementos que vão fazer sentido para o leitor. Essa parceria acaba favorecendo novas interpretações para o seu trabalho completando a proposta de Anna para sua obra.
Além de Saudades do Brasil, o que podemos esperar de Anna Martino para o futuro?
Essa série atual, que tem Senhor Tempo Bom e com Saudades do Brasil prestes a ser lançado, em plataforma digital, está em desenvolvimento em 2008. Anna confirmou que um terceiro livro já está sendo escrito e que está focando seus esforços em relançar suas obras com novas edições, inclusive tendo um novo prefácio exclusivo escrito pela pesquisadora Cláudia Fusco.
Clique aqui e conheça um pouco mais sobre o trabalho da autora, com as publicações de novelas e livros, além de trabalhos interpretados na Radio BBC World e publicações em revistas e coletâneas em inglês e português.